O Minecraft: Education Edition é um jogo de mundo aberto, que se assemelha ao brinquedo Lego, que possibilita criar cenários e elementos a partir de blocos. A atividade, além de recreativa, incentiva características como criatividade, colaboração e resolução de problemas, tudo isso em um espaço imersivo, onde a criança ou o adolescente tem liberdade para usar sua imaginação. Seguindo a matriz curricular, os educadores utilizam a plataforma em diferentes projetos de sala de aula.
Para o supervisor de tecnologias educacionais dos Colégios da Rede Marista, Ederson Locatelli, a versão do Minecraft voltada para a educação é uma tecnologia 3D que, ao oportunizar a imersão, eleva a experiência a outro nível para o usuário. “O Minecraft é uma tecnologia que os estudantes já conhecem, dessa forma, eles sabem como se movimentar, construir, destruir e programar. A plataforma é familiar aos estudantes, especialmente para os Anos Iniciais e Finais”, explica.
Entre os destaques do Minecraft estão a imersão e a autoria. “Como a plataforma permite a construção de cenários e objetos, também fomenta a questão da autoria, a qual é muito importante para nós. Quando o estudante é autor, evidenciam-se as aprendizagens que ele vai construindo ali, ele não só reproduz, ele concebe, ele se coloca naquelas produções que estão sendo realizadas” comenta Locatelli.
Como o Minecraft é utilizado nas aulas?
Ao trabalhar com a plataforma, os educadores apresentam a metodologia e conduzem os estudantes, uma vez que a técnica é conhecida pelas crianças e pré-adolescentes. “Quando um educador adota, alinhando à sequência didática, por exemplo, um projeto interdisciplinar, desenvolvendo habilidades e competências previstas em nossa matriz, eles se adaptam rapidamente à ideia, pelo fato de usarem para o lazer”, aborda o especialista.
A professora Fabiana Scolari destaca que, de uma maneira assistida e mediada, a abordagem desse recurso acontece de forma colaborativa. “Como os estudantes têm maior conhecimento do Minecraft Education, cabe a nós, professores, fazer perguntas e ajudar a pensar. Cabe a eles buscar soluções e inovar com criatividade e colaboração entre os pares,” aponta. Ela relata que o uso da plataforma com os Anos Iniciais acontece naturalmente, por meio de uma metodologia complementativa. “Os estudantes do 3º ano EF já criaram suas casas, ruas e pontos históricos dos bairros, dentro do projeto que estuda a cidade de Passo Fundo. Foi um modo assertivo de inserir esse recurso com as crianças. Já no 5º ano EF, alguns estudantes estão desenvolvendo os seus projetos (usinas hidrelétricas, usinas de reciclagem, casas sustentáveis) para a Mostra Científica que acontece em outubro, dentro da plataforma. Os mundos são criados com blocos que são feitos de matérias primas encontradas na natureza e da combinação dessas matérias primas.
Uma tecnologia, inúmeras possibilidades
Sendo uma plataforma interativa, os estudantes podem realizar diferentes ações enquanto jogam. Listamos algumas delas:
• Colaborar em projetos junto de colegas;
• Documentar o trabalho realizado e compartilhar com a turma;
• Personalizar o jogo;
• Transmitir os objetivos de aprendizados dentro do jogo;
• Jogar com os colegas em um ambiente seguro.
Acesso à plataforma
Os estudantes podem acessar a tecnologia 3D em computadores e tablets utilizando e-mail com número de matrícula. A aproximação dos estudantes com esse serviço, o qual muitos já conhecem, contribui com a autonomia e aprimora o contato com a tecnologia. Desse modo, a Microsoft Education está alinhada com a proposta educativa marista, proporcionando inovação às atividades de ensino.
Tecnologias educacionais no Colégio Marista Conceição
No jeito marista de educar, a tecnologia é um importante aporte pedagógico. Com os projetos e iniciativas propostos no cotidiano escolar, os estudantes experienciam princípios que são importantes ao longo de toda a vida, desenvolvendo autonomia e protagonismo. As possibilidades oferecidas pelos dispositivos e gadgets ampliam as formas de criar, cocriar e aprender.
A colaboração, construção do conhecimento, resolução de problemas reais e inovação, autorregulação e comunicação são algumas habilidades que buscamos desenvolver quando usamos o Minecraft Education nos projetos em nossas salas de aula.
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