Novo Irmão Marista integra comunidade de Passo Fundo

05/05/2022
Presença do Ir. Tarcisio Postingher vem contribuir para a vivência do carisma

​Quem é

​Os Votos Perpétuos* foram realizados em 2005, em Kuito-Bié, na Angola, mas, apesar da distância, o novo integrante da residência dos irmãos maristas não é de tão longe assim. Nascido em 9 de junho de 1975, em Garibaldi (atualmente região de Boa Vista do Sul), o Irmão Tarcisio Postingher conta que, quando era criança não conhecia os irmãos maristas, mas sempre teve contato com a vida religiosa pela proximidade com os seminaristas. Ele relata que nos anos 80 conheceu um Irmão Marista em sua escola, o que despertou nele a ideia de iniciar a caminhada vocacional. "Comecei a participar de formações e vivências, fazer encontros com adolescentes e quando terminei o 8º ano EF iniciei os estudos no Juvenato*, em Viamão. Concluído o magistério, fiz meu estágio com as crianças, me tornei professor dos Anos Iniciais, pois sempre gostei de trabalhar com crianças," afirma.

Apreciador de atividades manuais e iniciando suas habilidades com ferro, o Irmão Marista se aventura na arte da madeira e iniciou os trabalhos com diferentes materialidades até mesmo para se desvincular da tecnologia, que integrava boa parte de seu cotidiano. "Gosto que o serviço dê o resultado que as pessoas esperam. Vejo que tem coisas que precisam ser feitas e que eu consigo fazer, é aí que eu me realizo, ajudando a resolver um problema," aponta com estima. Ele destaca ainda que teve na presença da família o seu alicerce. "Pessoas que trago como inspiração são meu pai e minha mãe, pois me deram muita liberdade e serenidade. Eles também tinham sonhos, mas por meio da base que me proporcionaram, conseguiram realizar os ideais que tínhamos em comum," frisa.

Formação

Em 1994 iniciou o Postulado*, na cidade de Vacaria, mas foi em 16 de janeiro de 1995 que o Ir. Tarcísio ingressou no Noviciado*, em Passo Fundo, onde em dezembro de 1996 realizou sua Primeira Profissão*. Os estudos universitários foram na PUCRS, em Teologia e a especialização em Informática na Educação, quando seu trabalho se voltou para a área tecnológica, sendo coordenador Técnico do Centro de Recondicionamento de Computadores e Integrante da Comissão Nacional de Inclusão Digital, no Cesmar, em Porto Alegre. "Quando trabalhei fora do Brasil, em 2002 na Província de África Austral, atuei com formações em tecnologia, aulas de informática e na ascensão da internet, até 2006, mas o trabalho no Cesmar, de 2007 até 2010, no projeto de computadores para inclusão digital e de telecentros me mostrou uma paixão, não só de ensinar tecnologia aos jovens, mas também uma formação para o futuro, melhorar a qualidade de vida de uma geração e proporcionar o desenvolvimento de uma comunidade. Acredito que isso é um ponto de transformação e vejo que precisamos despertar para uma consciência ecológica e humana, pois o mundo está precisando," ressalta.

​Outro conhecimento significativo é o trabalho junto das infâncias, como na Escola de Educação Infantil Marista Renascer, de Porto Alegre, na Escola Primária São Marcelino Champagnat, na República de Angola, no Centro Social Marista Santa Marta, na Escola Marista Santa Marta, em Santa Maria e no Marista Aparecida, em Bento Gonçalves. "A experiência com a tecnologia não deixou de lado o amor pelo contato com a Educação Infantil, principalmente com a Classe Bebê. Aprecio os ensinamentos do olhar infantil que a criança tem sobre o mundo, o que desperta uma nova dimensão de como aprender por meio da vivência," reflete.

Expectativas

Sobre a trajetória que deseja trilhar no Marista Conceição ele destaca que espera um estabelecimento da “normalidade" após a pandemia, mantendo o ritmo de novas atitudes e um novo jeito de viver mais tranquilo. Experienciar a vida e a caminhada com ​a nova geração, através das diferentes dimensões da tecnologia e das novas concepções na educação e preparar os jovens também faz parte dos planos do Irmão Tarcísio, que acrescenta com bom humor, “Eu já estou chegando aos 50 anos, tanto na educação, quanto na gestão e administração, espero poder ajudar a todos apontando o caminho para o futuro," finaliza.

*Formações específicas realizadas pelos jovens quem escolhem seguir a caminhada vocacional marista.