Por meio de podcasts disponibilizados no Spotify, biblioteca inicia projeto inspirador

08/06/2021
BiblioCAST busca informar, entreter e incentivar a leitura

​​​​​​​​​A biblioteca é um espaçotempo plural, para ampliação da percepção e acesso ao conhecimento e, nossa proposta pedagógica acredita que esse processo deve acontecer de diversas formas e utilizando diferentes recursos. Afim de incentivar o uso das plataformas digitais em relação à literatura, bem como levar conhecimento e informação à nossa comunidade educativa de forma inovadora e multicultural,  surgiu o BiblioCAST – o podcast da biblioteca do Marista Conceição.

Além de incentivar a leitura, informar e entreter, o projeto tem como objetivo divulgar as ações da biblioteca Central e Infantil, além de apresentar o que acontece dentro da escola e abordar assuntos relacionados ao mundo literário. A iniciativa busca, em convidados especiais - como estudantes, funcionários, professores e ex-alunos, – fontes de conteúdo para preencher o áudio de cada episódio, (que vai de 5 a 6 minutos e conta com transcrição, para inserir a comunidade surda), contextualizando sobre os assuntos de forma fácil e acolhedora visando, também, facilitar o acesso de escuta aos mais diferentes públicos, já que os áudios do BiblioCAST são disponibilizados gratuitamente no Spotify.

As gravações iniciaram a respeito do projeto Viva Champagnat, convidando colaboradores a falarem sobre a história do fundador da missão marista no mundo, o santo São Marcelino Champagnat. A assistente da biblioteca central, Priscila Stormowski, destaca que a intenção é ofertar uma forma diferente para impulsionar o aprendizado e o entendimento das ações literárias e pedagógicas protagonizadas pela biblioteca e as quais o setor se insere. “Assim, desenvolvemos conhecimento a respeito dessas ações, incentivamos a leitura, levamos práticas diferenciadas à comunidade para o apreço aos livros, além de propor aos ouvintes o desafio de adentrar ao mundo literário”, reflete a educadora.

Acesse abaixo para ouvir o BiblioCAST:

Episódio 1: O que é o Viva Champagnat – com Leonardo Biazus.

Episódio 2: O sonho de Champagnat através das músicas – com Micaela Pauletto.​

Os próximos episódios serão divulgados aqui no site, acompanhe nesta página.​

Siga também nossos outros canais

Instagram: @marista_conceição