Retomada dos países após a pandemia foi tema da Gincana Champagnat 2021

26/11/2021
Representações
O cenário pandêmico e o renascer das nações inspirou nossos estudantes e o Grêmio Estudantil

​​​A Gincana Champagnat é um projeto tradicional da escola, promovido pelo Grêmio Estudantil (GENSC), entidade representativa dos estudantes, que está à frente da ação desde a sua concepção, organizando a temática e o lançamento interno, a inscrição dos participantes, a gestão das equipes, o andamento das provas e a promoção da gincana no dia do evento.

Em 2019 a gincana teve como tema O mundo mágico das gincanas, falando sobre liderança e magia e, em 2020, por conta da pandemia, não realizamos a atividade. Em 2021, a retomada da gincana foi recebida com emoção e alegria pelos estudantes e buscamos abordar, com um olhar atento e sensível, a temática O renascer dos países pelos olhos do Marista Conceição, instigando a reflexão sobre as dificuldades e desafios que passamos, enquanto humanidade, com a situação pandêmica no mundo.

O coração da Gincana Champagnat sempre foi o Projeto Social, prova de cunho solidário que envolve a comunidade passo-fundense e, este ano, as 9 equipes precisavam realizar movimentos para incentivar as pessoas a doarem sangue, ou seja, atitude que pode parecer simples, mas que sabemos que salva vidas. De 9 a 29 de outubro, os participantes se engajaram na causa e conseguiram 354 pessoas para doarem sangue no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) ou no Hemocentro Regional de Passo Fundo. "Com certeza muitos doadores vieram doar pela gincana, inclusive doadores que já eram fidelizados na nossa instituição. Pais e amigos dos alunos do Colégio", destacou a Dra. Cristiane da Silvia Rodrigues de Araújo gestora e responsável técnica do Serviço de Hemoterapia do HSVP.​ Pela ação conduzida, recebemos do HSVP o certificado de Parceiro Amigo.

WhatsApp Image 2021-11-23 at 11.44.13.jpeg

Na Prova de Solidariedade, as equipes arrecadaram mais de 3.500kg de alimentos não perecíveis para doação, mais de 10 mil livros literários para incentivar o gosto pela leitura e mais de 4 mil cadernos (além de 570 mochilas e diversos itens de material escolar). Essa prova é sempre um marco na gincana, movimentando estudantes e famílias em prol de uma causa única: ser solidário e fazer o bem. As entidades beneficiadas foram Escola Municipal de Ensino Fundamental Adolfo Camargo (bairro Santa Marta) e Projeto Transformação em Arte - Lar da Menina (Fundação Lucas Araújo) e Projeto Transformação (Assistência Social Leão XIII).

No dia 6 novembro, durante todo o sábado, os espaços do Colégio foram palco para o encerramento da gincana, com um dia intenso de provas e, especialmente, de muito reencontro e amizade, onde conhecemos a equipe vencedora da edição de 2021: Madiba, do país África do Sul.

Saiba mais
A Gincana Champagnat é um projeto que acontece há mais de 20 anos na escola, envolvendo turmas dos Anos Finais, Ensino Médio e ex-alunos, destacando ações de solidariedade e de protagonismo juvenil. É realizada pelo Grêmio Estudantil (GENSC) e, a cada ano, desafia as equipes com diferentes temáticas, promovendo a reflexão, o trabalho coletivo, a cidadania, a integração e o sentimento de pertencimento.

Siga também nossos outros canais

Instagram​: @marista_conceição
Youtube: maristaconceição