Para gerir a movimentação interna de pessoas, há anos implementado no Colégio, o controle com cartões e catracas é uma ferramenta de cuidado e zelo e terá o seu uso reiniciado na quarta-feira, 12 de maio.
As sete catracas instaladas na escola (cinco na Recepção e duas no Centro Esportivo), funcionam 24 horas por dia, monitorando o fluxo de quem acessa nossos espaços, por meio dos cartões destinadas a cada público. Para continuarmos cumprindo os protocolos e estabelecendo um fluxo fluído, pedimos o cumprimento dos horários de entrada e saída de cada segmento, por parte das famílias.
SOBRE O CARTÃO
O cartão de acesso é pessoal e intransferível. Para passar pela catraca, o usuário deve aproximar o seu cartão do local indicado no equipamento. O estudante recebe um cartão nominal (com o nome completo do estudante), a família recebe um cartão identificado (com o termo Cartão da Família). Já os educadores utilizam o crachá, com a identificação profissional, junto ao cartão de acesso que recebem. O cartão Visitante e Terceirizado é destinados aos públicos que frequantam a escola para prestar serviços e é entregue mediante cadastro na Recepção.
Destacamos que, pela inutilização durante a pandemia, os cartões podem estar INATIVOS (apresentar falhas, danificações, erros) e, nestes casos, os cartões devem ser entregues para a escola avaliar caso a caso.
Confira abaixo as especificidades de cada CARTÃO:
FAMÍLIAS
A partir de 12 de maio, todas as famílias que já possuem o cartão, devem voltar a utilizá-lo ao passar pelas catracas. Novas famílias do turno da tarde, estão recebendo o seu cartão de acesso (material higienizado). As novas famílias do turno da manhã, como não acessam o Colégio para deixar ou buscar o estudante, receberão o seu cartão de acesso até o final de maio. Destacamos que é permitida a entreda de apenas UM responsável por estudante da Educação Infantil e 1º ano EF.
ESTUDANTES
A partir de 12 de maio, todos os estudantes que possuem o cartão, devem voltar a utilizá-lo ao passar pelas catracas. Novos estudantes do turno da manhã e tarde, irão receber o seu cartão de acesso (material higienizado), até o final de maio. Estudantes do turno da manhã, até o recebimento do cartão, devem acessar o Colégio pelo portão lateral ao lado das catracas, após aferir a temperatura.
EDUCADORES
Para todos os educadores (professores, funcionários, instrutores, monitores), o fluxo segue o mesmo estabelecido desde o início do retorno presencial: aferição da temperatura e entrada pela lateral da Recepção, sem passar pelas catracas. Educadores que ainda não possuem, receberão o cartão de acesso até o final do mês de maio de 2021.
VISITANTES
Pessoas que não têm cadastro, devem se registrar na Recepção, apresentando um documento com foto. O processo demora cerca de 2 minutos. As pessoas que já possuem cadastrado devem apresentar à Recepção um documento com foto e retirar o cartão de visitante. O cartão de visitante deve ser utilizado durante todo o tempo de permanência no Colégio e, na hora da saída, deve ser depositado na catraca.
RELEMBRANDO
Perder o cartão
A perda deve ser comunicada imediatamente ao setor de Tecnologia de Informação (TI), pelo e-mail [email protected] ou ramal 54 3316-2740. Além de comunicar à TI, o estudante, família ou educador que perder o cartão, deve providenciar a compra de um novo cartão de acesso na Tesouraria, pelo e-mail [email protected]. O valor do cartão é de R$40,00, inserido no boleto de mensalidade e o prazo de entrega é de 20 dias úteis.
Encomendar outro cartão
Caso queira, a família pode adquirir APENAS MAIS UM cartão de acesso. Nestes casos, o Responsável Financeiro é quem deve encomendar o novo cartão, enviando solicitação para a Tesouraria do Colégio, pelo e-mail [email protected]. O valor do cartão é de R$ 40,00, inserido no boleto de mensalidade e o prazo de entrega é de 20 dias úteis.
Autorizar pessoas
Somente quem possui o cartão de acesso consegue passar pelas catracas. Caso as famílias queiram autorizar terceiros a buscarem o filho (a) no Colégio, devem procurar o Serviço de Coordenação de Turno para oficializar o processo via Termo de Autorização. Mesmo assim, a pessoa autorizada deve retirar um cartão de visitante na Recepção e, na hora da saída, deve ser depositado na catraca. A família pode autorizar quantas pessoas achar necessário, lembrando sempre que o Controle de Acesso diz respeito ao cuidado e a segurança dos estudantes.
Notificação via Marista Virtual App
O Responsável Educacional e o Responsável Financeiro recebem as notificações de entrada e saída do estudante no Marista Virtual App. Para isso, devem ter o aplicativo instalado nos seus dispositivos móveis (smartphones, tablets). Saiba mais e faça o download do app aqui.
Possíveis interferências
As catracas possuem certificados internacionais de qualidade, garantindo e atestando que não causam interferência e nem mal a quaisquer procedimentos, intervenções ou aparelhos que as pessoas possam portar no corpo.