História

Nos mais de 100 anos de atuação em Novo Hamburgo, Irmãos, educadores e colaboradores não deixaram de lado as mais importantes inspirações do fundador do Instituto Marista.

​​​​A chegada dos primeiros Irmãos Maristas em Novo Hamburgo remete ao início do século passado, quando foram convidados pela comunidade católica de Hamburgo Velho para atuar no Colégio São Jacó, à época, uma escola somente para meninos. Anos mais tarde, em 1950, os Irmãos assumiram também a Escola Paroquial Pio XII, para o atendimento aos filhos de operário da indústria calçadista. Em 1962, as atividades do colégio foram transferidas para o prédio atual do Colégio Marista Pio XII e, com o encerramento das atividades do Colégio São Jacó, em 1969, todos os cursos passaram a ocupar o mesmo espaço.

Olhar sensível às necessidades da região

Nos mais de 100 anos de atuação em Novo Hamburgo, Irmãos, educadores e colaboradores não deixaram de lado as mais importantes inspirações do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat: evangelizar e educar crianças, jovens e adultos, compreendendo a educação como meio fundamental de transformação do mundo.

Além dos aproximadamente mil estudantes atendidos no Colégio Marista Pio XII, outros jovens e adultos são atendidos à noite, no mesmo prédio, no Colégio Marista São Marcelino Champagnat. Nesta Unidade, a Rede Marista oferece, de modo totalmente gratuito, ensino na modalidade EJA.