Formação continuada para educadores

28/09/2021
Colégio investe constantemente na qualificação acadêmica dos educadores

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ ​​​*Atualizada dia 15/10/2021

O Marista Rosário prevê diferentes iniciativas para que crianças e adolescentes desenvolvam o conhecimento por meio de uma formação integral de excelência. Entre elas, está o investimento constante na qualificação acadêmica dos educadores. Dessa forma, o Colégio promove atividades como as Jornadas Pedagógicas, o incentivo à participação de encontros, além de eventos como a Integração de Novos Colaboradores, Mídia Training, Formação sobre Projeto de Reestruturação Curricular e outros. Alguns deles compõem o Programa Valorizando o Educador, destacado no prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS.

Investir na formação continuada significa resgatar o saber dos educadores, ampliando conhecimentos, aprimorando habilidades e o desenvolvimento pessoal e profissional.

Abaixo, relacionamos algumas das atividades realizadas:​

2021

• Na Jornada Pedagógica de fevereiro, foi trabalhada "A pedagogia Marista e a dimensão do cuidado" com o Ir. Natalino Guilherme de Souza, Secretário Executivo da Umbrasil.

• Ao longo do primeiro trimestre, Educação Infantil está fazendo um trabalho voltado ao vínculo e afetividade com a psicóloga Bianca Stock.

• Formação com a doutora em Educação e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Telma Vinha sobre Educação Socioemocional (foto)

• Roda de conversa com o psiquiatra Felipe Piccon sobre os desafios do ensino na pandemia.

• ​Professores do 1º ao 3º ano EF participaram de uma formação com a Plataforma de Literatura Elefante Letrado, do 1° ao 3° ano.

• 6h de estudos com a Lilian Bacich (18/2 – Ensino híbrido | 6/4 – Avaliação | 13/4 - Avaliação e a coleta de evidências - a aprendizagem visível)

• 25/5: Competência social e habilidades sociais para uma educação socioemocional, com a Dra. Zilda Del Prette.

• ​17/6: Pensar e Sentir, com Juana Maria Sancho, para professores assessores e referências.

• 29/6: Ensinar e aprender em tempos de incerteza, com Juana Maria Sancho.

• 8/7: Para além do ensino bilíngue: possibilidades de internacionalização na educação básica, com Sandra Rodrigues.

• 31/8: Relações da cognição e da socioemoção no desenvolvimento neurocognitivo com a Dra. Alessandra Seabra.​

• 16/9: Cultura da paz e comunicação não-violenta, para professores e funcionários, com as orientadoras educacionais da escola. ​

• 28/10: Revisitando as Sequências Didáticas.

• 4/11: Mergulhando na BNCC.

​2020

• Momentos formativos em relação às plataformas e planejamento para as aulas online para professores da Educação Infantil.

• Momentos formativos com a Adriana Gandin do Sistema FTD sobre a plataforma Iônica

• Formação sobre ferramentas da Microsoft com a Gerência Educacional.

• Para encerrar o ano letivo, na Jornada Pedagógica, foi realizado um webinar com a Lilia Bacchi, dando prosseguimento aos estudos sobre ensino híbrido.​

2019​

Dezembro/2019: Jornadas Pedagógicas: por que são tão importantes na escola?

Setembro/2019: Rosarienses apresentam artigos em congressos de educação ​

​Julho/2019: Educadores participam de formações durante o recesso escolar​

Junho/2019: Professores iniciam curso da PUCRS: Currículo e Itinerários Formativos para o EM​​

Maio/2019: Curso de libras fortalece práticas inclusivas