Navegar para Cima

Notícias

Por que é importante que as crianças conheçam seus sentimentos?

30/11/2021
Nosso jeito de educar
Projeto desenvolvido no 1º ano EF incentiva que estudantes reflitam sobre as emoções

​​​​​Com o objetivo de refletir sobre os cuidados consigo mesmo, com o outro e com o ambiente, as turmas do 1º ano desenvolveram a sequência didática "Dimensões do Cuidado". 

Por meio de diferentes estratégias pedagógicas como desenhos, análise de vídeos e imagens, jogos, adoção literária do "O livro dos sentimentos" e conversas sobre quais sentimentos são despertados em determinadas situações, as crianças perceberam que cada um sente de um jeito. 

As reflexões realizadas ao longo do ano letivo serviram de inspiração para a confecção de uma pintura em tela, que retrata um sentimento escolhido por cada um e que será exposta durante o Vernissage, nos dias 7 e 8/12. 

Segundo a professora Raquel Moresco, cada estudante terá o seu espaço de construção dentro das experiências propostas. “Eles irão representar conforme suas percepções: se é figurativo, qual imagem melhor representa esse sentimento? É abstrato? Que cores traduzem esse sentimento?”, explica. 

Além da exposição das telas, o Vernissage contará com música e dança, com coreografias e canções inspiradas em sentimentos como amor, gratidão, coragem e alegria. “O evento é a culminância de uma construção marcada pelo protagonismo das crianças, em todas as etapas”, afirma a educadora. 

Envolver a arte no ambiente escolar é fundamental, pois oferece possibilidades de a criança expressar seu modo de ser e de estar no mundo. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, arte é uma forma de conhecimento que se manifesta durante a experiência com a beleza e está recheada de sentimentos que nos mobilizam e regulam o nosso autoconhecimento. 

A mãe Patrícia R. acha a proposta da atividade fantástica, pois os estudantes conseguem nomear os sentimentos e colocar para fora o que estão sentindo neste momento de transição e crescimento. “A Antônia tinha um pouco de dificuldade de expressar seus sentimentos e agora está bem mais aberta, aprendendo a lidar com eles e a expressá-los. Ajudou até nós como pais, para que possamos auxiliar e entender o que se passa com ela”, explica. 

A estudante do 1º ano EF Cecília conclui: "Nesse trabalho, a gente conversa sobre as coisas que gosta e vê porque é importante falar dos sentimentos". 

Projeto Educação Socioemocional

Baseado nas competências socioemocionais presentes nas 10 competências gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e lançado no início de 2021, o Projeto Educação Socioemocional tem o objetivo de desenvolver as habilidades socioemocionais dos estudantes e contribuir para a promoção de uma educação integral que os desenvolva como protagonistas, autônomos e reflexivos.   

Saiba mais aqui.

A escola também vem compartilhando dicas sobre o tema no Instagram do @periquitorosariense​. Confira! 

Outras matérias sobre o assunto

Que tal um tempo para refletir sobre si mesmo? 

Diário do Cuidado incentivao autoconhecimento