Com o objetivo de refletir sobre os cuidados
consigo mesmo, com o outro e com o ambiente, as turmas do 1º ano desenvolveram
a sequência didática "Dimensões do Cuidado".
Por meio de diferentes estratégias pedagógicas
como desenhos, análise de vídeos e imagens, jogos, adoção literária do "O
livro dos sentimentos" e conversas sobre quais sentimentos são despertados
em determinadas situações, as crianças perceberam que cada um sente de um jeito.
As reflexões realizadas ao longo do ano letivo serviram
de inspiração para a confecção de uma pintura em tela, que retrata um
sentimento escolhido por cada um e que será exposta durante o Vernissage, nos dias 7 e 8/12.
Segundo a professora Raquel Moresco, cada
estudante terá o seu espaço de construção dentro das experiências propostas.
“Eles irão representar conforme suas percepções: se é figurativo, qual imagem
melhor representa esse sentimento? É abstrato? Que cores traduzem esse
sentimento?”, explica.
Além da exposição das telas, o Vernissage contará com música e dança,
com coreografias e canções inspiradas em sentimentos como amor, gratidão,
coragem e alegria. “O evento é a culminância de uma construção marcada pelo
protagonismo das crianças, em todas as etapas”, afirma a educadora.
Envolver a arte no ambiente escolar é
fundamental, pois oferece possibilidades de a criança expressar seu modo de ser
e de estar no mundo. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, arte é uma
forma de conhecimento que se manifesta durante a experiência com a beleza e está
recheada de sentimentos que nos mobilizam e regulam o nosso autoconhecimento.
A mãe Patrícia R. acha a proposta da atividade
fantástica, pois os estudantes conseguem nomear os sentimentos e colocar para
fora o que estão sentindo neste momento de transição e crescimento. “A Antônia
tinha um pouco de dificuldade de expressar seus sentimentos e agora está bem
mais aberta, aprendendo a lidar com eles e a expressá-los. Ajudou até nós como pais,
para que possamos auxiliar e entender o que se passa com ela”, explica.
A estudante do 1º ano EF Cecília conclui: "Nesse trabalho, a gente conversa sobre
as coisas que gosta e vê porque é importante falar dos sentimentos".
Projeto
Educação Socioemocional
Baseado nas competências socioemocionais
presentes nas 10 competências gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e
lançado no início de 2021, o Projeto Educação Socioemocional tem o objetivo de desenvolver
as habilidades socioemocionais dos estudantes e contribuir para a promoção de
uma educação integral que os desenvolva como protagonistas, autônomos e
reflexivos.
Saiba mais aqui.
A escola também vem compartilhando dicas sobre o tema no Instagram do @periquitorosariense. Confira!
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Que tal um tempo para refletir sobre si mesmo?
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