Navegar para Cima

Serviços

Bibliotecas

​​​​​​​​​​
Biblioteca ​​Marista Rosário:

Principal espaço literário do Colégio, a Biblioteca Marista Rosário visa estimular, coordenar e organizar o processo de leitura para que, por meio dela, o indivíduo aumente seus conhecimentos e sua capacidade reflexiva. Nela, os estudantes podem ampliar seu aprendizado com estudos e pesquisas nas mais de 25 mil obras existentes entre enciclopédias, livros, revistas e jornais.

Reinaugurada em 2016, a Biblioteca oferece um ambiente acolhedor, não apenas para a realização de pesquisas, mas também para o desenvolvimento de competências, atendendo às necessidades especificas de cada Nível de Ensino.

Biblioteca Infantil O Pequeno Príncipe - A Biblioteca Pequeno Príncipe fica no 5º andar do Prédio B e atende a Educação infantil com agenda uma vez por semana para retirada de livros e mediações de leitura, como: hora do conto, leitura socialização, leitura compartilhada e leitura teatralizada. Conheça a Biblioteca no Tour Vi​rtual.​​

Acesse aqui informações sobre o funcionamento da Biblioteca que constam na Cartilha de retorno às atividades presenciais. 

​Horário de atendimento         

Das 7h30 às 18h (sem fechar ao meio-dia).​

​Novas aquisições

Confira a lista completa de novas aquisições neste l​ink​.

​Contatos     

Telefone: (51) 3284 1207        

E-mail: [email protected]

Podem utilizar a biblioteca estudantes matriculados, pais e educadores mediante cadastro. 

Ex-alunos também podem consultar o acervo no local.

Políticas de uso da Biblioteca ​

Busca por obras

No retorno às atividades presenciais​​, os acesso às estantes ficará restrito aos educadores da Biblioteca até a normalização dos serviços. Por isso, as pequisas, reservas, renovações, verificação de materiais pendentes, débitos e histórico dos usuários devem ser feitos pelo sistema Meu Pergamum​​. ​

Acesse o Meu Pergamum​​

Clique aqui e confira o tutorial de acesso

Empréstimos

As reservas e empréstimos podem ser realizados por estudantes, familiares e educadores. 

Prazos de empréstimo: familiares e estudantes - 7 dias. Educadores - 15 dias. Após esse período, é possível realizar a renovação. A Biblioteca também aceita sugestão de títulos que não possua em seu acervo.​

ABNT Coleção

É uma plataforma  que contempla as normas nacionais e internacionais elaboradas pelos principais organismos de normalização do mundo. Entre em contato com a equipe da Biblioteca para saber mais. ​

​​Clique aqui e confira​

Árvore Livros

Na plataforma Árvore Livros, são oferecidos mais de 30 mil títulos que vão se clássicos da literatura a best sellers. A plataforma é gamificada e os leitores têm a missão de ajudar o macaco Otto, mascote da Árvore, a salvar a floresta, captando recursos por meio da leitura. Saiba mais sobre a plataforma:​


História

Os primeiros acervos da Biblioteca do Marista Rosário ficavam a cargo do Ir. Antônio Camiloto, que era o mantenedor da Biblioteca. Logo que o espaço foi aberto, grupos da escola começavam a doar materiais e livros que ficavam, na época, no terceiro andar do prédio A. 

Em 1967, com a saída dos primeiros cursos da PUCRS, que até então, eram no Marista Rosário, para o Campus da Ipiranga, a biblioteca passou a ocupar uma das salas do andar térreo, onde está até hoje. Anos depois, em 1984, era inaugurado um dos espaços mais frequentados pelas crianças, a Biblioteca Infantil.


Biblioteca Infantil:

"Para as crianças a fantasia é um ingrediente maravilhoso que encanta, emociona, assusta, inquie​ta e alegra. Impulsiona-as para a descoberta de novos mundos, novos lugares, novos tempos, permitindo que viajem até cenários onde transcorrem as histórias." 

      Diretrizes da Educação Infantil Marista.


O estímulo à leitura é extremamente importante para as crianças por promover diversos benefícios sociais, cognitivos e linguísticos, além de formar o hábito que as acompanhará pela vida adulta. Com esse propósito, foi inaugurada a Biblioteca Infantil, ambiente literário interativo totalmente dedicado às infâncias. O novo espaço dispõe de amplo acervo literário, estruturas interativas e tecnologias imersivas. 

IMG_0542.jpg

Interatividade​

A Biblioteca Infantil conta com diversos elementos lúdicos e interativos, como túneis internos, palcos para contação de histórias e o chamado “livrão" — espécie de quadro interativo analógico, em formato de livro aberto —, no qual os estudantes podem criar suas próprias narrativas. Para fabricar histórias, basta escolher entre as diversas figuras animadas disponíveis e posicioná-las sobre a superfície da ferramenta. É a imaginação de cada criança que dá luz às interações entre os personagens e desenvolve a história.

Tecnologias imersivas

Além de ferramentas interativas, a biblioteca ainda conta com tecnologias sonoras e de iluminação imersivas, a fim de estimular a imaginação dos estudantes. Assim, sons como o de canto de pássaros ou luzes representando estrelas no céu auxiliam em atividades de leitura, contação de histórias ou teatro.