Estão definidas as equipes vencedoras do Festival Marista de Robótica 2021, que reuniu estudantes e educandos de 11 unidades maristas em atividades on-line entre os dias 19/10 e 18/11. A partir do tema Engenharia da Empatia, os participantes foram desafiados a construir um robô físico que integrasse objetos técnicos e humanismo, sempre respeitando os três eixos da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
Confira as equipes vencedoras:
Equipe - Categoria Iniciante
| Premiação
| Equipe - Categoria Avançado
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Witchers | Marista Santo Ângelo
| Pesquisa
| Rebanho de Nerds 2.0 | Marista Rosário
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Under Control | Marista Pio XII
| Design
| Delta T | Marista São Francisco
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Tigers | Marista Santo Ângelo
| Empreendedorismo
| Os Guri do Cesmar | Cesmar
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ACME |Marista São Francisco
| Engenharia
| Curto Circuito |Marista Champagnat
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Cavalaria | Marista São Luís
| Criatividade e Inovação
| HAL 9000 |Marista Maria Imaculada
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Ghost Builders | Marista Ipanema
| Impacto Social
| Os Guri do Cesmar | Cesmar
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Cavalaria | Marista São Luís
| Projeto Destaque
| Rebanho de Nerds 2.0 | Marista Rosário
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Evento tradicional do nosso calendário, o Festival Marista de Robótica contou, neste ano, com um dos quatro desafios que costumeiramente são realizados durante as edições presenciais. Intitulada Desafio de Robôs, a atividade mobiliza as equipes para desenvolverem projetos que conectem tecnologia e humanismo, ou seja, robôs que possam proporcionar a empatia envolvendo componentes como afeto, cognição e emoção. A proposta ocorreu em função da pandemia de covid-19, possibilitando que o Festival ocorresse a distância.
Equipe Cavalaria
O Instrutor de Robótica Fabrício Noronha conta que a ideia surgiu em uma reunião da equipe Cavalaria.“ O projeto inicial era bem complexo, então o primeiro passo foi adaptarmos a ideia para a nossa realidade para iniciar as pesquisas e as simulações”, explica. “Todo o projeto foi montando e programado primeiro no Tinkercard Circuits (simulador virtual), para depois, ser construído fisicamente. Os estudantes cortaram, mediram, furaram, colaram, conectaram e programaram a máscara. Ao acionar o botão 1, os leds amarelos formavam um sorriso, e, os leds vermelhos, uma carinha triste ao acionar o botão 2. ”
Os estudantes ficaram muito contentes com o projeto e o resultado da premiação. Para eles o projeto tem um impacto positivo na sociedade, auxiliando a comunicação entre as pessoas, pois, desde o início da pandemia, em 2020, o uso da máscara se tornou indispensável, escondendo as expressões faciais como, por exemplo, o sorriso.
As tecnologias no contexto educacional
Em nossos espaços educativos, buscamos alternativas para tornar a inserção do estudo de tecnologias cada vez mais presente no currículo de estudantes e educandos, a fim de aproximá-los das transformações de comportamento e formas de pensar da sociedade contemporânea. Com os projetos e iniciativas propostos no cotidiano escolar, os estudantes experienciam princípios que são importantes ao longo de toda a vida, desenvolvendo autonomia e protagonismo. As possibilidades oferecidas pelos dispositivos e gadgets ampliam as formas de criar, cocriar e aprender.
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