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Conheça as equipes vencedoras do Festival Marista de Robótica 2021

27/12/2021
 
Realizado em formato online, evento desafiou os estudantes a partir do tema Engenharia da Empatia

​Estão definidas as equipes vencedoras do Festival Marista de Robótica 2021​, que reuniu estudantes e educandos de 11 unidades maristas em atividades on-line entre os dias 19/10 e 18/11. A partir do tema Engenharia da Empatia, os participantes foram desafiados a construir um robô físico que integrasse objetos técnicos e humanismo, sempre respeitando os três eixos da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Confira as equipes vencedoras:

Equipe - Categoria Iniciante
​Premiação
​Equipe - Categoria Avançado
​Witchers | Marista Santo Ângelo
​Pesquisa
​Rebanho de Nerds 2.0 | Marista Rosário
​Under Control | Marista Pio XII
​Design
​Delta T | Marista São Francisco
​Tigers | Marista Santo Ângelo
​Empreendedorismo
​Os Guri do Cesmar | Cesmar
​ACME |Marista São Francisco
​Engenharia
​Curto Circuito |Marista Champagnat​
​Cavalaria | Marista São Luís
​Criatividade e Inovação
​HAL 9000 |Marista Maria Imaculada
​Ghost Builders | Marista Ipanema
​Impacto Social
​Os Guri do Cesmar | Cesmar
​Cavalaria | Marista São Luís
Projeto Destaque
​Rebanho de Nerds 2.0 | Marista Rosário


Evento tradicional do nosso calendário, o Festival Marista de Robótica contou, neste ano, com um dos quatro desafios que costumeiramente são realizados durante as edições presenciais. Intitulada Desafio de Robôs, a atividade mobiliza as equipes para desenvolverem projetos que conectem tecnologia e humanismo, ou seja, robôs que possam proporcionar a empatia envolvendo componentes como afeto, cognição e emoção. A proposta ocorreu em função da pandemia de covid-19, possibilitando que o Festival ocorresse a distância.

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Equipe Cavalaria

O Instrutor de Robótica Fabrício Noronha conta que a ideia surgiu em uma reunião da equipe Cavalaria.“ O projeto inicial era bem complexo, então o primeiro passo foi adaptarmos a ideia para a nossa realidade para iniciar as pesquisas e as simulações”, explica. “Todo o projeto foi montando e programado primeiro no Tinkercard Circuits (simulador virtual), para depois, ser construído fisicamente. Os estudantes cortaram, mediram, furaram, colaram, conectaram e programaram a máscara. Ao acionar o botão 1, os leds amarelos formavam um sorriso, e, os leds vermelhos, uma carinha triste ao acionar o botão 2. ”

Os estudantes ficaram muito contentes com o projeto e o resultado da premiação. Para eles o projeto tem um impacto positivo na sociedade, auxiliando a comunicação entre as pessoas, pois, desde o início da pandemia, em 2020, o uso da máscara se tornou indispensável, escondendo as expressões faciais como, por exemplo, o sorriso.

As tecnologias no contexto educacional 

Em nossos espaços educativos, buscamos alternativas para tornar a inserção do estudo de tecnologias cada vez mais presente no currículo de estudantes e educandos, a fim de aproximá-los das transformações de comportamento e formas de pensar da sociedade contemporânea. Com os projetos e iniciativas propostos no cotidiano escolar, os estudantes experienciam princípios que são importantes ao longo de toda a vida, desenvolvendo autonomia e protagonismo. As possibilidades oferecidas pelos dispositivos e gadgets ampliam as formas de criar, cocriar e aprender.


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