Navegar para Cima

Projetos

Ações de prevenção ao bullying e vivência de valores

Comprometido com a formação integral e a vivência de valores, o Marista Rosário acompanha e aborda temas como bullying e cyberbullying entre a comunidade escolar, pois compreendemos que a capacitação constante, o diálogo e as medidas preventivas são essenciais, principalmente se considerados os impactos na aprendizagem.

Dessa forma, diferentes projetos são realizados durante o ano pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e favorecem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais por meio de intervenções/mediações na resolução não-violenta de conflitos, prevenindo situações de conflito e promovendo uma cultura de paz no ambiente escolar.

Entre as iniciativas estão as Assembleias de Turma. Realizadas quinzenalmente, com metodologia para trabalhar a convivência e a resolução sadia de conflitos, incluindo prevenção ao bullying e cyberbullying. Neste espaço, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio conversam sobre questões que o grupo analisa serem necessárias para melhorar o convívio diário, como pontualidade, comprometimento e o relacionamento entre os colegas.

Cada estudante participa da formação da pauta, escrevendo o que acredita que precisa ser melhorado no grupo e o que está satisfatório. Dois estudantes são responsáveis por organizar o tempo de fala dos colegas e a ata do encontro. Ao final, são definidas combinações que devem ser seguidas por todos no dia a dia.

Outro projeto que promove a cultura de paz, é o projeto Convivendo. Entre as ações realizadas, está o Nós na Rede, que proporciona momentos de reflexão sobre o uso consciente da internet. A intenção é orientar os estudantes sobre cuidados e maneiras de se relacionar melhor também por meio do ambiente virtual.

Atuação do SOE

O SOE tem a responsabilidade de acompanhar as relações entre os estudantes e os processos de ensino e aprendizagem em suas individualidades. Acompanha, juntamente com o Serviço de Coordenação Pedagógica (SCP), as adaptações curriculares dos discentes com necessidades especiais e orienta estudantes e professores quanto às dificuldades que podem ser apresentadas. Orienta e auxilia os estudantes na orientação vocacional e na escolha profissional bem como em hábitos de estudo e organização da rotina escolar. O SOE também auxilia o professor conselheiro no acompanhamento das turmas, na dinamização dos processos para conselho de classe e na autoavaliação discente.  ​​