Navegar para Cima

Projetos

Hábitos de Estudo

​​Aprender de forma organizada e produtiva é a finalidade do programa desenvolvido da Educação Infantil ao Ensino Médio do Marista Rosário

A cada fase da vida escolar, novos desafios devem ser superados pelos estudantes. O hábito de estudo se constrói ao longo do tempo e começa com pequenas ações diárias que vão, desde a Educação Infantil, aumentando em nível de exigência e de complexidade, até o Ensino Médio.

O programa Hábitos de Estudo é realizado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), em parceria com professores e estudantes, na aplicação de instrumentos de organização adequados ao perfil da turma e realizando ações pontuais na rotina escolar do estudante. O programa inclui tabelas com dicas e rotina semanal, marcadores, folhas para ilustração, cartelas de adesivos, entre outros materiais de apoio.

Incentivamos o estudante a conciliar os compromissos escolares com as atividades extraclasse e os momentos de lazer. Orientadores educacionais realizam trabalhos que ajudam a mapear e organizar a rotina de aprendizagem, administrar o tempo, escolher recursos informativos e adotar estratégias de estudo.

Esta forma de trabalho tem como objetivo propiciar um ambiente escolar tranquilo, desenvolver o relacionamento entre estudante e professor durante todo o processo de aprendizagem e estabelecer com as famílias uma relação de parceria na busca de rotinas e hábitos saudáveis de estudo.

Materiais específicos para cada nível de ensino

Visando à adequação do perfil do estudante para suas necessidades, o programa prevê materiais personalizados para cada nível de ensino. Na Educação Infantil, o trabalho é voltado ao desenvolvimento da autonomia e à adaptação ao início da vida escolar.

A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, a ênfase se coloca no início do processo de alfabetização e no fortalecimento de hábitos para uma boa rotina escolar, evoluindo para uma organização maior do caderno, mochila e temas. Esta fase também busca um maior envolvimento e apoio dos pais na rotina escolar.

A passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, também traz consigo uma série de novidades, como o aumento da carga horária. O foco do projeto nesta fase é a organização dos horários.

Para os terceiranistas, oficinas focando os Hábitos de Estudo auxiliam o estudante a perceber que, criando e seguindo um cronograma, é possível encontrar tempo para todas as atividades, dividindo o dia entre responsabilidades, atividades extraclasse, lazer, descanso, deslocamento, refeições e estudo em casa. ​​