Navegar para Cima

Projetos

Viagens Culturais | Anos Finais EF

Na fase escolar, os estudantes vivem imersos em um ambiente de descobertas contínuas, seja na escola ou em casa. Mas, engana-se quem imagina que eles aprendem apenas nestes dois ambientes. As descobertas e as constatações de algo em que só se conhecia na teoria podem e devem estar presentes nas saídas e nas viagens pedagógicas. No Marista Rosário, essa prática é desenvolvida desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, tornando a aprendizagem ainda mais significativa.

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos, contextualizar o ensino e relacionar os estudos às situações do cotidiano, o Colégio desenvolve o projeto Viagens Culturais. A atividade, de caráter opcional, representa uma oportunidade de participar da cultura de uma realidade diferente, carregada de símbolos, ritos, lugares e histórias. Os estudantes recebem orientação sobre os lugares visitados e são estimulados a construir um repertório cultural amplo e integrado às diversas áreas do conhecimento. A proposta varia a cada ano, conforme os destinos, que geralmente são capitais brasileiras como Minas Gerais, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Bem como as artes, que exploram a essência daquilo que representam, as viagens são também uma ferramenta para extrair o que de mais autêntico um lugar pode oferecer. As jornadas de imersão cultural são ideais para aqueles que admiram a beleza da diversidade humana, que se emocionam só de olhar de perto as mais sublimes obras de arte da humanidade. Além da ampliação do repertório cultural dos jovens, as viagens estimulam os estudantes a manterem um olhar crítico sobre o que se está pesquisando, vivenciando o conhecimento na prática.

Destinos

Minas Gerais

Roteiro: Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, visita à Igreja de São Francisco de Assis, à Casa do Baile, ao Mercado Central e passeio no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, que utiliza a tecnologia de forma lúdica e criativa para apresentar o universo dos metais, minerais e seus componentes. Os estudantes ainda passam por Congonhas, onde visitam os 12 Profetas em Pedra Sabão, os Seis Passos da paixão de Cristo e o Museu de Arte Sacra de Congonhas. Em Ouro Preto, visitam as Igrejas de São Francisco de Assis; Nossa Senhora do Pilar e Santa Efigênia, o Museu da Inconfidência; Mina de Ouro Jeje e Casa dos Contos.

Curitiba

Roteiro: Jardim Botânico, Bosque Alemão, Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski, teatro brasileiro, visita panorâmica à Praça Santos Andrade onde estão situados a Universidade Federal do Paraná e o Teatro Guaíra, Museu Oscar Niemeyer e Bosque do Papa.

Rio de Janeiro

Roteiro: Centro histórico, Rua do Ouvidor, Confeitaria Colombo. visita ao Palácio do Catete, Academia Brasileira de Letras, Corcovado. ​​​