Incentivando desafios: estudantes são aprovados na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

27/08/2021
Preparação para o futuro
Jovens dos anos finais e ensino médio se preparam para a segunda fase em novembro

​​​Nossa excelência acadêmica foi vista na prática na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). O evento colocou em destaque o bom desempenho dos nossos estudantes nessa área do conhecimento. Seis jovens dos 7º e 9º anos e do Ensino Médio foram aprovados na primeira fase da OBMEP, que encerrou no dia 3 de agosto.

O resultado positivo na maior olimpíada científica do país demonstra o nosso compromisso em incentivar a participação dos nossos estudantes em eventos externos, concretizando os conhecimentos e habilidades desenvolvidos na escola. “Eles se veem frente a desafios, como os conteúdos mais complexos aplicados na prova, e são capazes de articular o raciocínio lógico-matemático a partir do que estudaram aqui na escola", comenta a professora de matemática do 7º ano, Simone Menezes.

Na primeira fase, nossos jovens responderam 20 questões objetivas. Para a professora Lilian Dutra, também de matemática, a OBMEP é uma experiência de crescimento para os jovens. “Eles têm a oportunidade de fazer uma prova diferente, mais complexa, ficam conhecendo as exigências e se habituam a participar de competições", destaca.

Larissa Branco, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, foi aprovada para a segunda fase da OBMEP e concorda que participar da olimpíada é um aprendizado. “Como estudante, é bom poder conhecer outros tipos de prova. Achei as questões da olimpíada mais difíceis do que as do ENEM, mas fui bem. Passar para a segunda fase foi uma realização", conta.

Sobre a OBMEP

A OBMEP é um projeto nacional, criado em 2005, destinado às escolas públicas e privadas brasileiras. O objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, incentivando o ingresso dos estudantes em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas. No ano passado, mais de 17 milhões participaram da olimpíada, representando 99,84% dos municípios brasileiros. A próxima fase da Olimpíada Brasileira de Matemática está marcada para o dia 6 de novembro, quando os jovens deverão responder seis questões discursivas.

Confira a lista dos aprovados:

7º ano - Ensino Fundamental:

Isabelli Duarte Musselli

Laura Martins Vianna

9º ano – Ensino Fundamental:

Maria Lucia Xavier Machado

Arthur Teixeira Praia