Níveis de Ensino

Anos iniciais (1º ao 5º ano)

Aprender por inteiro é ser cidadão

CONSTRUIR VALORES NOS COMPLETA

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.

​DIFERENCIAIS

​ Aprender por inteiro é ser cidadão

É aqui que o estudante aprofunda a construção de seus valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. É o momento de aprofundar a leitura, a escrita, o raciocínio e a pesquisa. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo também os vínculos em família, os laços de solidariedade e o respeito mútuo.

​Aulas Especializadas
Nos Anos Iniciais, nosso currículo também contempla aulas de Música, Educação Física e Língua Inglesa. O objetivo é desenvolver a atenção e a motricidade das crianças. As atividades, ministradas por professores especializados, incrementam o repertório dos estudantes e constituem um meio de ​integração social.

Incentivo à Leitura
Como incentivo à formação de leitores, as turmas contam com horários semanais de visita à Biblioteca, além da leitura em sala de aula e da hora do conto. Projetos como a Ciranda de Histórias aproximam as crianças da Literatura, ampliando seu repertório, por meio do contato com diferentes gêneros textuais, obras e autores.

Projetos Pedagógicos
Diferentes projetos e atividades interdisciplinares incentivam a leitura, a investigação e a construção de conhecimentos, a partir de problematizações, debates de ideias e trabalhos em grupos. Essas iniciativas também organizam o processo de aprendizagem, gerando produções orais e escritas, coletivas e individuais.

Tecnologias Educacionais
As atividades pedagógicas vivenciadas em sala de aula são ​conectadas com momentos de aprendizagem no Laboratório de Tecnologias Educacionais, com softwares, aplicativos, tablets e lousas interativas. A Robótica Educacional também é trabalhada com as crianças, instigando seu processo criativo.

CONHEÇA O COLÉGIO

​​​Fundado em 1914, o Colégio Marista São Francisco integra a Rede Marista , presente em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios.

O Marista São Francisco está localizado no Centro de Rio Grande, em uma área privilegiada, com mais de cinco mil metros quadrados, oferecendo infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino. O Colégio é um espaço de aprendizado, descobertas e construção de novos conhecimentos. Mais de 100 educadores se mobilizam, todos os dias, para oferecer uma educação integral de qualidade, atuando na missão de construir conhecimentos e formar valores humanos, marcas do jeito marista de educar. Cerca de 1000 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula.​​​​

mosaico-fotos-site-02.png