AMBIENTES EDUCADORES
As salas de aula da Educação Infantil garantem a integração entre as crianças, educadores e o ambiente escolar. Na nova configuração, as portas possuem aberturas que favorecem a incidência da luz natural e proporcionam uma visão para além da sala de aula. Além disso, as salas também contam com novos projetos de luminosidade e revestimento do piso.
A união do mobiliário com o novo espaço proporcionará, aos estudantes, brincar, aprender, ter novas descobertas e experiências. É a partir do interesse e da necessidade das crianças, que serão desenvolvidos diferentes projetos que visam incentivar a investigação de conceitos por meio de problematizações, debates e ideias, gerando produções coletivas e individuais. São estas pesquisas e produções que transformarão o ambiente da sala de aula a cada novo projeto.
BRINCAR É A ESSÊNCIA DA INFÂNCIA
Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socialização, a cooperação e a solidariedade.
Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.
DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados e se expressa.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.
Os planejamentos pedagógicos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.
DIFERENCIAIS
Acolhida e Adaptação
No início do ano, as turmas participam de atividades de integração e adaptação. O objetivo é proporcionar um ambiente escolar acolhedor, familiar e repleto de estímulos. Assim, facilitamos a formação de vínculos entre estudantes, professores e famílias, bem como o reconhecimento dos espaços físicos da escola.
Incentivo à leitura
A aproximação dos estudantes com a Literatura inicia desde cedo, com leituras em sala de aula, hora do conto e visitas semanais à Biblioteca. Além disso, os projetos Literário Cultural e Ciranda de Histórias buscam ampliar o repertório literário, aperfeiçoando a compreensão das crianças pela leitura de diferentes obras e autores.
Educação Musical
A música é trabalhada nesse nível como um meio para desenvolver a expressão, o ritmo e a percepção sobre os diferentes sons. A Educação Musical também constitui um importante instrumento de integração social e contribui igualmente para a socialização, a autoestima e o autoconhecimento da criança.
Projetos Pedagógicos
A partir dos interesses e das necessidades das crianças, são desenvolvidos diferentes projetos que visam incentivar a investigação de conceitos por meio de problematizações, debates e ideias, gerando produções coletivas e individuais. Do mesmo modo, o ambiente da sala de aula se transforma, acompanhando a temática das pesquisas.