Nossos Diferenciais

Conheça nossos diferenciais para todos os níveis de ensino no menu ao lado

​​​​​​​​​Educar para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores ético-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

​Formação Continuada: A busca constante pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar. Com o objetivo de proporcionar uma formação integral de excelência às crianças, adolescentes e jovens, o Colégio prevê diferentes iniciativas, entre elas, o investimento para aperfeiçoamento e qualificação dos educadores.

Incentivo ao Esporte: Tendo em vista o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, a prática esportiva é trabalhada de forma saudável, com foco na aprendizagem de valores, no espírito de equipe, na liderança, na convivência e na amizade. Os estudantes também são incentivados a participar de diversos campeonatos, dos quais destaca-se o Maristão – Esporte e Integração. Anualmente, o evento reúne cerca de 2 mil atletas dos Colégios e das Unidades Sociais Maristas, para competições em diferentes modalidades.

Pensando no Futuro: Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), são oferecidos cursos de especialização para educadores e iniciativas dedicadas aos estudantes em diferentes espaços do Campus, como Laboratórios, Museu de Ciências e Tecnologia, Parque Esportivo e Centros de Eventos. Além disso, os jovens têm a possibilidade de vivenciar o mundo universitário por meio do Open Campus, evento que apresenta os diferentes cursos de Graduação aos futuros acadêmicos, e do Programa de Pré-Graduação (Pré-Grad), iniciativa que leva estudantes do Ensino Médio para a Universidade, durante um semestre.

Robótica Educacional: A Robótica Educacional integra uma série de iniciativas que inserem a tecnologia no cotidiano escolar. Os projetos elaborados na área são um processo de construção coletiva entre estudantes e educadores, tendo por ponto de partida a busca de ideias novas e criativas para solucionar situações-problema. A iniciativa desenvolve o raciocínio lógico, senso crítico, trabalho em equipe, autonomia e a criatividade, por meio de atividades dinâmicas que buscam superar os mais diversos desafios. Através de tablets, celulares ou computadores, os estudantes comandam os robôs, relacionando conceitos de física e matemática.

Intercâmbio Marista: Conhecer outros países é uma das principais formas de ampliar horizontes. Por isso, desde 2011, os Colégios Maristas desenvolvem o projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes. A iniciativa possibilita aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio viver experiências multiculturais em países como Inglaterra, Canadá e Nova Zelândia.

Excelência Acadêmica: No Ensino Médio Marista, a proposta pedagógica vai além do que é trabalhado em sala de aula. Ao longo do ano letivo são desenvolvidas ações preparatórias como simulados com questões objetivas e redação, palestras e orientação vocacional. Os conteúdos são abordados de forma interdisciplinar, por meio do Sistema Marista de Educação, material didático exclusivo. Além disso, a carga horária ampliada também visa à preparação para processos seletivos externos.

Educação Evangelizadora: O estudante é incentivado a refletir sobre seu papel no mundo, por meio de momentos de formação em que crianças, adolescentes e jovens aprofundam temas como as relações humanas e a vivência de valores, além da avaliação de projetos pessoais e debates sobre temas ligados à valorização da vida e transformação social. Com encontros que ocorrem dentro e fora da sala de aula, os estudantes são incentivados ao convívio com o próximo, à prática da cidadania e a refletir sobre a construção dos seus projetos de vida.

Atuação em Rede: Fundado na França, em 1817, por São Marcelino Champagnat, o Instituto Marista está presente em mais de 80 países, atendendo cerca de 500 mil crianças, adolescentes e jovens nos cinco continentes. O Colégio integra o Marista Brasil, rede de 98 escolas e colégios distribuídos em 20 estados do nosso país e no Distrito Federal. ​

Conheça mais sobre os diferenciais do Marista São Francisco no menu ao lado.