Níveis de Ensino

Conheça nossos Níveis de Ensino

Conheça nossos níveis de ensino e os diferenciais para cada um deles no menu ao lado.

​​​Diferenciais para todos os níveis de ensino​

Formação dos Continuada dos Educadores: A busca constante pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar. Com o objetivo de proporcionar uma formação integral de excelência às crianças e adolescentes, o Colégio Marista São Francisco prevê diferentes iniciativas, entre elas, o investimento para aperfeiçoamento e qualificação dos educadores.

Equipe multidisciplinar: Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional direcionam profissionais para o atendimento dos níveis de ensino.

Acolhida e Adaptação: quem chega à família do Marista São Francisco participa do Programa Acolhida e Adaptação, realizado em parceria com os professores e o Serviço de Orientação Educacional – SOE. O objetivo é proporcionar um ambiente escolar acolhedor, familiar e repleto de estímulos. Assim, facilitamos a formação de vínculos entre estudantes, professores e famílias, bem como o reconhecimento dos espaços físicos da escola.

Clima: O Conselho de Líderes Maristas (Clima) reúne estudantes líderes e vice-líderes, do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, na representação de suas turmas. Através do Conselho, o estudante passa a ser voz ativa de seu grupo, o qual irá colaborar com seus representantes através do diálogo conjunto.

Robótica Educacional: Amplia a criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe, capacidade de planejamento e organização, pesquisa e autonomia do aprendizado, compreensão de alguns conceitos de Física e Matemática, tomada de decisões, definição de ações, diálogo e respeito de diferentes opiniões para construir o saber.

Iniciação Científica: Desenvolver o raciocínio lógico e a experimentação de teorias também é fundamental para a formação completa do indivíduo. Focado no desenvolvimento pleno, o Marista São Francisco promove, desde a Educação Infantil, momentos de estudos sobre as diferentes áreas de conhecimento.

Formação Humano-Cristã: A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um grupo de jovens que promove a evangelização e a formação de lideranças por meio da convivência, da construção da consciência crítica, da solidariedade e da espiritualidade marista. O grupo de vivência Pequenos Irmãos de Maria possibilita a evangelização com as crianças, a partir do legado de São Marcelino Champagnat. O Voluntariado realiza diferentes atividades sociais e solidárias em ambientes de vulnerabilidade social, interagindo com crianças, jovens e adultos.

Incentivo ao esporte: O Marista São Francisco oferece diferentes modalidades esportivas, como o Futsal, Handebol, Basquete, Judô, e o Futebol de Campo, tendo em vista o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, para que a prática esportiva seja trabalhada de forma saudável, com foco na aprendizagem de valores, espírito de equipe, liderança, convivência e amizade.

Conheça o Colégio​

​​​Fundado em 1914, o Colégio Marista São Francisco integra a Rede Marista , presente em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios.

O Marista São Francisco está localizado no Centro de Rio Grande, em uma área privilegiada, com mais de cinco mil metros quadrados, oferecendo infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino. O Colégio é um espaço de aprendizado, descobertas e construção de novos conhecimentos. Mais de 100 educadores se mobilizam, todos os dias, para oferecer uma educação integral de qualidade, atuando na missão de construir conhecimentos e formar valores humanos, marcas do jeito marista de educar. Cerca de 1000 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula.​​​

​​​​​​​​​​​​​Navegue ao lado pelos níveis de Ensino do Colégio Marista São Francisco.