Níveis de Ensino

Aprender por inteiro é manter o futuro em movimento

MANTER O FUTURO EM MOVIMENTO NOS COMPLETA

Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​​

DIFERENCIAIS​

Aprender por inteiro é manter o futuro em movimento
Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio​ acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana. Dessa ​forma, incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades, apresentando inúmeras oportunidades de desenvolver e construir um caminho promissor e de realização pessoal e profissional.

Foco no ENEM e Vestibular
A carga horária ampliada no Ensino Médio visa à preparação para os vestibulares e o Enem. Ao longo do ano letivo, são realizados simulados com questões objetivas e redação, entre outras atividades preparatórias. A ​produção textual, a organização de ideias e a qualidade gramatical também são permanentemente exercitadas, incluindo atendimentos individuais.

Formação de Lideranças
O Grêmio Estudantil, a Pastoral Juvenil Marista (PJM), o Conselho de Líderes Maristas (Clima) e o Voluntariado representam espaços de aprendizagem, cidadania, convivência e formação de lideranças. As atividades desenvolvidas promovem o protagonismo juvenil, a construção da autonomia e a prática da solidariedade, para que os jovens sejam agentes de transformação social.

Iniciação Científica
O estímulo à pesquisa começa na sala de aula e busca desenvolver habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Os estudantes são desafiados à investigação, à experimentação e à troca de saberes, a partir de projetos de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento, e incentivados a participar da Mostra Marista de Iniciação Científica. Além disso, são estimulados a participar de olimpíadas científicas reconhecidas nacionalmente.

​Orientação Profissional
Por meio de visitas a universidades, bem como de orientações com profissionais de diferentes áreas de atuação, os estudantes têm a oportunidade de preparar o seu futuro. Assim, a orientação profissional proporciona momentos de formação, que estimulam a reflexão sobre a escolha da carreira.

CONHEÇA O COLÉGIO

​​​Fundado em 1914, o Colégio Marista São Francisco integra a Rede Marista , presente em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios.

O Marista São Francisco está localizado no Centro de Rio Grande, em uma área privilegiada, com mais de cinco mil metros quadrados, oferecendo infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino. O Colégio é um espaço de aprendizado, descobertas e construção de novos conhecimentos. Mais de 100 educadores se mobilizam, todos os dias, para oferecer uma educação integral de qualidade, atuando na missão de construir conhecimentos e formar valores humanos, marcas do jeito marista de educar. Cerca de 1000 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula.​​​​

mosaico-fotos-site-06.png