Níveis de Ensino

Anos Finais (6º ao 9º ano)

Aprender por inteiro é enfrentar desafios

​​ENFRENTAR DESAFIOS NOS COMPLETA

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

​DIFERENCIAIS​

​Aprender por inteiro é enfrentar desafios
Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Dessa forma o jovem se torna apto e preparado para planejar seu futuro.

Iniciação Científica
Aliando teoria e prática, os estudantes desenvolvem a capacidade analítica por meio de pesquisas orientadas por professores de  diferentes áreas do conhecimento. As produções são apresentadas na nossa Mostra Marista de Iniciação Científica. Também incentivamos a participação em olimpíadas científicas reconhecidas nacionalmente.

Protagonismo e Liderança
Atividades que estimulam o protagonismo juvenil e a construção da autonomia fazem parte do cotidiano escolar. Espaços como o Grêmio Estudantil, a Pastoral Juvenil Marista (PJM) e o Conselho de Líderes Maristas (Clima) possibilitam aos estudantes a convivência, a cidadania e a formação de lideranças em diferentes perspectivas.

Sequências Didáticas
Por meio da interdisciplinaridade, os estudantes são desafiados a resolver situações-problema, aprofundando conhecimentos de cada componente curricular. Ao invés de decorar conceitos e fórmulas, eles utilizam esses elementos combinados para a obtenção de respostas.

​Viagens de Estudo
Os estudantes são incentivados a descobrirem novas experiências e têm a oportunidade de vivenciar os assuntos trabalhados em sala de aula. Os destinos escolhidos buscam promover a relação com os conteúdos didáticos, ampliando os meios de aprendizado e o repertório cultural.​

CONHEÇA O COLÉGIO

​​​Fundado em 1914, o Colégio Marista São Francisco integra a Rede Marista , presente em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios.

O Marista São Francisco está localizado no Centro de Rio Grande, em uma área privilegiada, com mais de cinco mil metros quadrados, oferecendo infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino. O Colégio é um espaço de aprendizado, descobertas e construção de novos conhecimentos. Mais de 100 educadores se mobilizam, todos os dias, para oferecer uma educação integral de qualidade, atuando na missão de construir conhecimentos e formar valores humanos, marcas do jeito marista de educar. Cerca de 1000 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula.​​​​

mosaico-fotos-site-05.png