Atividades Complementares

Robótica

Confira a atividade extraclasse de robótica, oferecida pelo Colégio Marista São Francisco.

​​​​​​​​​​​Ampliar a criatividade, o raciocínio lógico, trabalho em equipe, capacidade de planejamento e organização. Isso é possível a partir da Robótica Educacional, oferecida pelo Colégio Marista São Francisco como atividade extraclasse.

A atividade integra uma série de iniciativas que inserem a tecnologia no cotidiano escolar. Os projetos elaborados na área são um processo de construção coletiva entre estudantes e educadores, tendo por ponto de partida a busca de ideias novas e criativas para solucionar situações-problema, também a partir da compreensão de alguns conceitos de física e matemática. A iniciativa desenvolve também o senso crítico, autonomia e pesquisa, por meio de atividades dinâmicas que buscam superar os mais diversos desafios.

Através de tablets, celulares ou computadores, os estudantes comandam os robôs, relacionando conceitos de física e matemática. Oportunizando o acesso a diferentes recursos, o Laboratório de Tecnologias Educacionais do Colégio contribui para a construção de novos conhecimentos com infraestrutura e equipamentos necessários. Além dos equipamentos já citados, também traz a inovação através da impressora 3D. As atividades elaboradas são aulas agendadas por professores, formações, robótica extraclasse e preparação para competições de robótica.

Na Robótica, são kits Lego Ev3, kits Lego NXT, kits Arduino Mega (controladores abertos e muito potentes para a prototipação), kits estruturais Atto, controlador Attobox, peças metálicas vex para projetos.

Além das atividades desenvolvidas na escola, os estudantes são incentivados a participar do Festival Marista de Robótica que, anualmente, reúne os Colégios e as Unidades Sociais da Rede Marista em uma competição que alia estratégias e conhecimentos, e também da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Nível 1, Nível 2 e Nível 3 da Educação Infantil e 1º ao 5° ano do Ensino Fundamental

​​​​Modalidade
​Público
​Turno