Atividades Complementares

Marista Mais

Estudantes têm a oportunidade de permanecer no Colégio, após o término das aulas.

​​O Marista Mais é uma opção segura às famílias que necessitam de horários flexíveis, pois os estudantes têm a oportunidade de realizar atividades complementares, após o término das aulas, no turno da tarde. Desse modo, o Colégio oferece vivências pedagógicas, para estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, orientadas por instrutores qualificados, das 17h30 às 19h.​

A monitora de aprendizagem e responsável pelo Marista Mais, Giovana França, acredita que a extraclasse oportuniza momentos de interações e vivências diversas, onde os estudantes podem conviver em um espaço diferente de sua sala de aula e com colegas de diferentes idades. “Essa convivência com diversas idades possibilita que criem novos laços de amizade e que possam trocar experiências entre eles. Na minha vivência com os estudantes, percebo que no Marista Mais os eles têm um tempo dentro da escola diferente da sua rotina habitual, desenvolvendo um vínculo afetivo para com o espaço escolar e as pessoas que ali estão", analisa.

Segurança e comodidade

A oportunidade dos pais de deixarem as crianças na escola em maior tempo auxilia para a segurança e comodidade das famílias. “A maneira como o Marista Mais é conduzido faz com que os estudantes sintam-se confiantes e felizes em fazerem parte. Isto é o principal: garantir uma relação de confiança e tranquilidade entre família e escola".

As atividades no Marista Mais são pensadas com a intenção de potencializar as aprendizagens dos estudantes no ambiente escolar, colocando sempre uma intencionalidade no que é vivido. “As brincadeiras, as conversas, as explorações também são momentos de tamanha importância. Desta forma, o Marista Mais, além de ser um ambiente favorável para experimentação e criação de vínculos, também entendemos que os familiares anseiam por vivências significativas e é isso que visamos proporcionar", declara Giovana.

Atividades

Pensando que o Marista Mais é composto por estudantes de diversas idades, o planejamento é bem articulado e de maneira a agradar a todos. Desta forma, a monitora procura sempre conhecer os estudantes e ir inserindo suas preferências nas atividades. “Temos a oportunidade de explorar o pátio da escola, criando brincadeiras e aproveitando o amplo espaço aberto que temos. Também utilizamos de materiais como argila e tinta, que tomam forma diante da criatividade dos estudantes e lhes permitem momentos de pura exploração de materiais e/ou momentos de concentração e manuseio para construção de algo de seu interesse". Uma vez na semana, os estudantes vão até o Laboratório de Informática com o Professor Erick e a Professora Paula, com um momento de criação de robôs e interações com as tecnologias. Desenhar, ouvir música e dançar também são atividades que permeiam os momentos. Tudo isso gira em torno das preferências dos estudantes e da construção de vínculo que se cria durante os dias, permitindo que cada momento seja prazeroso para todos que fazem parte.

Para Giovana, desde que iniciou seu trabalho no Marista Mias, percebeu como as relações estabelecidas com os estudantes são fundamentais em seu cotidiano. “Busco estar sempre entre eles, participando das brincadeiras e interações, conhecendo sempre um pouco mais de cada estudante, isso permite que eles confiem em mim e que eu saiba como agir diante de todo e qualquer acontecimento. Estabeleço com eles sempre uma relação de amizade, onde ambos têm espaço para falarem e se expressarem, isso me acarretou muitas vivências com os estudantes que hoje são fundamentais no meu cotidiano e sinto que no deles também. É um privilégio poder fazer parte do Marista Mais e vivenciar tantos momentos ricos com os estudantes".

Atividades extraclasse

As atividades extraclasse têm como objetivo promover a vivência, a qualidade e a excelência da educação marista no turno inverso ao das aulas. Dessa forma, o estudante tem mais espaço e tempo para a aprendizagem, desenvolvendo habilidades dentro e fora da sala de aula, por meio de atividades esportivas, artísticas, culturais, tecnoló​gi​cas, solidárias e evangelizadoras, proporcionando a educação integral baseada nos valores maristas.​

Conheça o Colégio

​​​Fundado em 1914, o Colégio Marista São Francisco integra a Rede Marista , presente em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios.

O Marista São Francisco está localizado no Centro de Rio Grande, em uma área privilegiada, com mais de cinco mil metros quadrados, oferecendo infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino. O Colégio é um espaço de aprendizado, descobertas e construção de novos conhecimentos. Mais de 100 educadores se mobilizam, todos os dias, para oferecer uma educação integral de qualidade, atuando na missão de construir conhecimentos e formar valores humanos, marcas do jeito marista de educar. Cerca de 1000 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula.​​