Navegar para Cima

Atividades Complementares

Início

Confira nossas atividades complementares ofertadas no Colégio Marista São Francisco

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​As atividades complementares têm como objetivo promover a vivência, a qualidade e a excelência da educação marista no turno inverso ao das aulas. Dessa forma, o estudante tem mais espaço e tempo para a aprendizagem, desenvolvendo habilidades dentro e fora da sala de aula, por meio de atividades esportivas, artísticas, culturais, tecnoló​gi​cas, solidárias e evangelizadoras, proporcionando a educação integral baseada nos valores maristas.

Como fazer a matrícula online nas atividades?

A matrícula online das Atividades Complementares 2024​​ deverá ser realizada pelo responsável financeiro do estudante, por meio do Marista Virtual App ou pelo site do colégio através do link abaixo. ​

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO.

​Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria do colégio pelo e-mail [email protected] ou pelo número (53)3234 4100. 

Confira, no menu ao lado, as atividades disponíveis e em cada atividade constam as informações sobre os dias e horários. 

Dança e Ballet Clássico 

Desperta o prazer pela dança, estimula a prática corporal por meio do movimento e do gesto, permite a criação coletiva e individual. Desenvolve a concentração, memorização, organização espacial, sociabilidade, autoestima e consciência crítica.

Esportes (futsal, handebol e basquete)

Essas modalidades desenvolvem habilidades motoras, sociabilidade e competitividade, trabalho em equipe, respeito ao adversário e às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade, de limitações próprias e do grupo. Proporcionam aos estudantes a aquisição dos requisitos mínimos para um bom desenvolvimento das práticas, tendo em vista que o aprimoramento da técnica específica, em cada modalidade, exige uma conjunção de fatores individuais e coletivos. 

​Voz e Violão

Contempla a sensibilização e ampliação da vivência musical, desenvolvendo a aprendizagem por meio do ensino coletivo. Além disso, amplia a percepção rítmica, melódica e harmônica do estudante, a leitura e escrita musical, a sociabilidade, a criatividade, a capacidade de tocar em conjunto e a possibilidade de improvisar. 

​Iniciação Esportiva

Abrange os esportes de uma forma geral, para que seja iniciado ainda nessa fase o desenvolvimento integral das crianças. Um  Instrutor acompanha os estudantes na modalidade.​​

Robótica 

Amplia a criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe, capacidade de planejamento e organização, pesquisa e autonomia do aprendizado, compreensão de alguns conceitos de Física e Matemática, tomada de decisões, definição de ações, diálogo e respeito de diferentes opiniões para construir o saber. 

Criação de Jogos Digitais

O estudante desenvolverá habilidades voltadas para a produção de mídia animada, interativa ou não, criação de personagens e cenários, além de ter noção de engenharia, simulação e planejamento e lógica de programação. 

​​Catequese 

O Colégio Marista São Francisco compreende a experiência da catequese como um espaço de educação que vai além da preparação doutrinal dos catequizandos para os sacramentos. É um meio de inserção das crianças em comunidades de fé e de amizade com Jesus Cristo.

Grupos da PJM 

A Pastoral Juvenil Marista oportuniza aos adolescentes a vivência da espiritualidade, com ações voltadas ao diálogo e à reflexão de temas referentes à realidade juvenil. Participam estudantes do 7º ano EF ao 3º ano EM. A PJM possui ainda outras atividades (grupo de música e ​acólitos) que são abertas à participação dos integrantes dos grupos.

​​Pequenos Irmãos de Maria 

Os Pequenos Irmãos de Maria têm o objetivo de promover a evangelização com as crianças do 1º, 2º e 3º ano do EF, oportunizando encontros de formação em espaços de reflexão e vivência da espiritualidade, a partir do legado de São Marcelino Champagnat e dos primeiros Irmãos que, com ousadia, dedicaram-se a “tornar Jesus Cristo conhecido e amado”. ​​