Nossos Diferenciais

Robótica Educacional

A Robótica auxilia dentro de sala de aula e também na tomada de decisões, definição de ações, diálogo e respeito de diferentes opiniões para construir o saber

​​​​A Robótica Educacional integra uma série de iniciativas que inserem a tecnologia no cotidiano escolar. Os projetos elaborados na área são um processo de construção coletiva entre estudantes e educadores, tendo por ponto de partida a busca de ideias novas e criativas para solucionar situações-problema.

A iniciativa desenvolve o raciocínio lógico, senso crítico, trabalho em equipe, autonomia e a criatividade, por meio de atividades dinâmicas que buscam superar os mais diversos desafios que inserem a tecnologia no cotidiano escolar. Os projetos elaborados na área são um processo de construção coletiva entre estudantes e educadores, tendo por ponto de partida a busca de ideias novas e criativas para solucionar situações-problema, também a partir da compreensão de alguns conceitos de Física e matemática. A iniciativa desenvolve também o senso crítico, autonomia e pesquisa, por meio de atividades dinâmicas que buscam superar os mais diversos desafios.

​Através de tablets, celulares ou computadores, os estudantes comandam os robôs, relacionando conceitos de física e matemática. Oportunizando o acesso a diferentes recursos, o Laboratório de Tecnologias Educacionais do Colégio contribui para a construção de novos conhecimentos com infraestrutura e equipamentos necessários. Também traz a inovação através da impressora 3D. As atividades elaboradas são aulas agendadas por professores, formações, robótica extraclasse e preparação para competições de robótica.

​Na Robótica, são kits Lego Ev3, kits Lego NXT, kits Arduino Mega (controladores abertos e muito potentes para a prototipação), kits estruturais Atto, controlador Attobox, peças metálicas vex para projetos.

Além das atividades desenvolvidas na escola, os estudantes são incentivados a participar do Festival Marista de Robótica que, anualmente, reúne os Colégios e as Unidades Sociais da Rede Marista em uma competição que alia estratégias e conhecimentos, e também da Olimpíada Brasileira de Robótica. ​

A Robótica também auxilia na tomada de decisões, definição de ações, diálogo e respeito de diferentes opiniões para construir o saber.