As mulheres do Marista São Francisco

08/03/2021
Institucional
Inspirados na Boa Mãe, conversamos com seis mulheres que fazem parte do nosso Colégio

​Nosso fundador, São Marcelino Champagnat, vivia uma devoção à uma mulher especial: esta mulher era Maria. A vida da mãe de Jesus e seu exemplo inspirou o modo de Marcelino viver a missão. Seu relacionamento com a Santíssima foi marcado por afeto e confiança, e o lema “Tudo a Jesus por Maria; tudo a Maria para Jesus”, atribuído a São Marcelino Champagnat revela a sua dedicação com a Boa Mãe.

Para José, Maria era a mulher especial presente nos momentos mais importantes da missão de seu filho Jesus. Maria nos ensina até os dias atuais com seu exemplo de vida e missão. Com toda a sua singeleza, ela tinha uma força interior inigualável.

É essa força que as mulheres são chamadas a buscar na sociedade: Maria é aquela que tem um olhar de esperança. E em nosso espaço de missão, inspiradas em Maria, são inúmeras mulheres que nos ensinam através do seu jeito e de suas histórias de vida. Neste dia da mulher, queremos homenagear todas elas que fazem parte do nosso Colégio. Elas são mães, estudantes, professoras, gestoras e colaboradoras, que, com muita força, seguem diariamente a nossa missão.

Conversamos com Bianca Ortega (mãe dos estudantes Eduardo e Helena); Izabel Pereira (vice-diretora); Eliana Menezes (professora de ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental); Patrícia Mattos (recepcionista); Carolina Mattos (estudante) e Marisete Nobre (serviços gerais) sobre o sentimento dessas mulheres com o Marista São Francisco.

Bianca Ortega conta que, além da identificação com a proposta pedagógica, ela reflete que os valores da escola e principalmente a possibilidade da presença ativa da família fazem toda a diferença no processo de construção de uma consciência crítica, ética e solidária com os seus filhos. “Ser presença: isso é fundamental! Para a nossa família, a escola tem uma importância especial, desde como fomos acolhidos, dos vínculos criados, das amizades que construímos e principalmente pela nossa parceria família - escola. Que possamos sempre dividir nossos aprendizados”, destaca.

WhatsApp Image 2021-03-08 at 08.03.09.jpeg

A professora Eliana Menezes afirma que o Marista São Francisco faz parte da sua rotina desde a época de estudante. “Foi quando o meu caminho cruzou com a missão de Champagnat. Há 9 anos me tornei educadora desta escola, com muita satisfação, pois os valores maristas sempre estiveram muito presentes na minha vida”, relata.

WhatsApp Image 2021-03-04 at 14.png

Nossa vice-diretora Izabel Pereira, afirma que o Colégio faz parte da sua essência. “Aqui fui formada, e hoje, com muito orgulho, alegria e determinação, posso contribuir na formação das crianças, adolescentes e jovens que nos são confiados, levando adiante o sonho do nosso fundador São Marcelino Champagnat”.

WhatsApp Image 2021-03-04 at 14.11.42 (1).jpeg

Patrícia Mattos, nossa recepcionista, conta que o Marista São Francisco faz parte de sua rotina no atendimento a comunidade escolar e visitantes, além de encaminhamentos e informações. “O Marista São Francisco é importante no meu papel como colaboradora, pois me apresentou valores como espirito de família, simplicidade e amor ao trabalho, entre outros. Todos esses valores me ajudam a desempenhar meu trabalho com dedicação, visando contribuir para formação de nossos estudantes”, salienta.

WhatsApp Image 2021-03-04 at 14.11.43.jpeg

Nossa estudante Carolina Mattos afirma que desde a infância até agora, na adolescência, o Colégio Marista São Francisco ocupa um grande espaço, se tornando uma das partes principais de sua rotina.“O fato de estar sempre frequentando a escola me fez criar laços tanto com os meus colegas quanto com meus professores e coordenadores, tornando a escola muito mais do que só uma obrigação rotineira, e sim um ambiente de troca de aprendizados, emoções e momentos especiais”, salienta. Ela relata que se sente extremamente feliz por fazer parte de uma escola que permite o desenvolvimento de inúmeras formas. “O Marista São Francisco preenche grande parte da minha vida, possuindo para mim um enorme valor e carinho, me proporcionado diversas experiências e oportunidades”, enfatiza.

carol mattos.png

Nossa encarregada dos serviços gerais, Marisete Nobre, ou “Dona Marisete”, como é conhecida em nos corredores do Colégio, conta que há mais de cinco anos faz parte do Marista São Francisco e ressalta a importância do local em sua vida. “Aqui é o meu trabalho. É uma grande importância para mim. Eu gosto muito de estar aqui”, ressalta.

WhatsApp Image 2021-03-04 at 15.04.48.jpeg

Que a Boa Mãe sempre seja a nossa inspiração e que encontremos nas mulheres que fazem parte da nossa rotina, a força para continuarmos a missão. Desejamos um feliz dia da mulher para todas as mulheres da nossa comunidade escolar: famílias, educadoras, e estudantes!