No Marista São Francisco, as aulas de Música, Educação Física e Língua Inglesa fazem parte do cotidiano escolar dos estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, durante o turno regular. As aulas são desenvolvidas por educadores especialistas que trabalham de forma colaborativa e integrada com os demais professores das turmas, ampliando a experiência e o conhecimento.
As atividades proporcionadas nas aulas especializadas desenvolvem nas crianças a concentração, o raciocínio, a socialização e a coordenação motora, além disso incrementam o repertório dos estudantes e constituem um meio de integração social.
Nossos educadores destacaram pontos importantes dentro de cada componente para a aprendizagem dos estudantes, confira:
Educação Física
Para a professora de Educação Física, Patrícia Nunes Carvalho, “a atividade física vai muito além de uma vida mais saudável. A Educação Física contribui em vários segmentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do estudante, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. É através dela que muitos alunos superam seus medos, suas inseguranças, adquirindo assim, mais autoconfiança e determinação; eles também aprendem a conhecer, entender e a respeitar os limites do seu próprio corpo, exercendo assim, o papel de compreendê-lo como sujeito ativo dentro do espaço escolar e da sociedade".
Língua Inglesa
A importância da prática da língua inglesa é que, ao aprender o inglês, o estudante se torna capaz de comunicar-se com outras pessoas, de compreender outras culturas, de consumir informações vindas de todas as partes do mundo. O inglês incentiva o desenvolvimento cognitivo das crianças e a comunicação em diferentes idiomas estimula o raciocínio e as funções cognitivas. Além disso, é perceptível melhorias no aproveitamento em outras disciplinas. Estudando inglês desde cedo, é mais fácil do cérebro assimilar as particularidades da língua, o que melhora a fluência no idioma. As habilidades de sociabilização são ampliadas devido à confiança que a criança adquire quando passa a se dedicar a outro idioma, destaca a professora de Língua Inglesa, Sheila Falcão Minuto Pereira.
Música
O professor de Música, João Pedro do Amaral Abreu, ressalta que com a música os estudantes se comunicam com uma linguagem que muitas vezes não contém palavras, mas que é possível ser percebida a cada atividade. A música possibilita a ampliação de repertório, através de outros conhecimentos para o ser humano, trazendo em si diversas culturas e suas identidades. Além de contribuir na concentração e na coordenação motora, a música é uma linguagem universal que tem a sua participação desde as primeiras civilizações, tendo consigo uma bagagem histórica que facilita e ajuda no processo de socialização das crianças.
Devido à pandemia do novo coronavírus e com a necessidade do isolamento social, nossos educadores e estudantes tiveram que se adaptar ao novo formato de ensinar e aprender. As aulas de Educação Física que aconteciam no ginásio ou no pátio da escola tiveram que ser desenvolvidas na sala de cada casa; com isso, a professora Patrícia Nunes repensou a prática, visto que a disciplina exige um espaço físico adequado e materiais. Ela destaca que com o uso da ludicidade na prática pedagógica, foi possível criar diversas brincadeiras e jogos ao longo desse período, utilizando também, materiais recicláveis como recursos das aulas. Além disso, o uso da tecnologia possibilitou o aprendizado de alguns conteúdos, por meio de imagens e vídeos. “O meu objetivo nas aulas sempre foi trazer propostas diversificadas, em que os estudantes movimentassem o corpo nesse período de isolamento social, para que assim pudessem estar ativos fisicamente", destaca.
Para incentivar o inglês é importante criar condições similares ao aprendizado da língua nativa. É necessário que o ensino aconteça de forma lúdica e em contextos que façam sentido à criança. Também é fundamental respeitar o ritmo de aprendizagem de cada indivíduo. A professora de Língua Inglesa, Sheila Falcão, destaca que o acesso a conteúdos em outros idiomas se tornou mais fácil, é possível encontrar músicas e desenhos animados que abordam a aquisição de conhecimentos em inglês, brincadeiras, livros e jogos. “Por meio de aulas dinâmicas e interativas, através de brincadeiras, imagens, histórias, músicas e vídeos, busquei permitir a expressão das crianças, fazendo com que se sentissem mais à vontade com o idioma, além de aproximá-las dos objetivos da aprendizagem do segundo idioma".
Na Música, o professor João Pedro destaca alguns desafios enfrentados devido ao distanciamento, pois a música é uma linguagem que se vivida em grupo proporciona uma relação mais expressiva com os estudantes. “Transformamos nossas casas em salas de aula e alguns objetos em instrumentos musicais, como colheres, panelas e copos plásticos. Ao longo do ano fomos nos adaptando, mas sem nunca deixar de vivenciar a música, pois de tudo isso tiramos uma lição muito importante: A música não está presente nos instrumentos musicais, mas sim em quem os executa. Ou seja, em cada um de nós".