Bimodalidade: tecnologia e compromisso com a vida

20/02/2021
Educação
É hora de escrever mais um capítulo importante na história do Marista São Francisco

Nosso Colégio vem se preparando diariamente para o início às atividades presenciais. Com o cenário que viemos enfrentando desde março de 2020, somos desafiados a exercer um olhar de cuidado individual e com o outro. Diante disso, nossa equipe vem se adaptando na forma como nos relacionamos em comunidade. O ano de 2021, então, será para nós, o primeiro ano no sistema de bimodalidade.

O que é bimodalidade?

A bimodalidade consiste na divisão de estudantes em dois grupos: um na modalidade presencial e o ouro que permanece em atividades domiciliares, por meio da transmissão ao vivo da sala de aula – aulas síncronas. Nossa coordenadora pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, Juliana Manczak, afirma que é uma modalidade que já existe na educação. “É uma variante onde os professores utilizam estratégias pedagógicas que quando combinadas possibilitam o alcance e concretização dos objetivos de aprendizagem", analisa.

Segundo a coordenadora Juliana, o contexto de bimodalidade se faz necessário  na intenção da retomada gradual da rotina educacional na qual estávamos habituados antes da pandemia. “Tal fato também concorda uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular na Educação Básica: a cultura digital. A implantação dessa cultura digital se dá através da  utilização de tecnologias  que agregam ao ambiente educacional oportunidades de desdobramento de habilidades extremamente essenciais para a educação na atualidade", descreve Juliana.

A nossa coordenadora da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Raquel Cunha, destaca a preparação do Colégio para esse momento de retorno. “A escola vem se preparando com muito cuidado para esse momento, garantindo o cuidado com a vida dos estudantes e seu desenvolvimento através de um fazer pedagógico atento as demandas de aprendizagem das turmas", considera Raquel. Ainda, ela salienta a formação dos professores voltada para esse novo contexto de cotidiano. “Os recursos tecnológicos que nos permitirão uma interação simultânea com nossos estudantes nos deixa seguros quanto a bimodalidade".

​Tecnologia e compromisso com a vida

Nosso Colégio têm o compromisso com o direito à educação e a vida nesse momento, e os protocolos de segurança nos permitem um retorno seguro e o andamento das atividades escolares de forma responsável. O resultado de ensino na bimodalidade incentiva professores e estudantes à utilização de tecnologias integradas ao sistema de ensino presencial, conduzindo tanto os ambientes virtuais e presenciais a um novo panorama para a educação, aumentando o protagonismo do estudante, incitando sua autonomia e sua capacidade criativa.

Volta às aulas 2021 – documentos para ler

Nosso início às aulas se aproxima, e disponibilizamos alguns documentos que são referência para o nosso ano letivo. Abaixo, você pode verificar alguns dos nossos guias e o nosso calendário escolar.

Guia Escolar

Guia de Protocolos para as Atividades Presenciais​​ – Versão 19 de fevereiro de 2021

Calendário Escolar​​

Juntos por um 2021 incrível! ​