Ao fazermos memória do ano em que passou para cá, nos remetemos a momentos que foram históricos na educação e em nossa instituição, sem contar com as demais mudanças sociais, econômicas e culturais que aconteceram. No cenário em que vivemos, estamos observando a importância da ciência em nossas vidas, através das pesquisas e dos resultados que apresentam.
Nossos professores se reinventaram no jeito de ensinar, as famílias tiveram o papel ainda mais em destaque com o auxílio nas atividades domiciliares e nossos estudantes, por sua vez, se reinventaram no jeito de aprender.
Entre os nossos diferenciais de ensino está a excelência acadêmica, que se faz presente com inúmeras iniciativas pedagógicas no dia-a-dia escolar. A nossa educação marista é assim: tem o objetivo de formar jovens protagonistas da sua história e capazes de transformar o mundo.
Pensando nisso, unindo a iniciação científica com a nossa rotina escolar, a Mostra de Iniciação Científica ganha novos significados, mas sempre com a mesma proposta: a possibilidade da descoberta científica, juntamente com o trabalho em grupo e o apoio dos professores nessa pesquisa.
Como funciona?
As Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista (UMBRASIL, 2016), documento que põe em prática as intencionalidades do Projeto Educativo Marista (UMBRASIL, 2010), tem como uma de suas finalidades inspirar direções formativas para os diferentes sujeitos envolvidos no âmbito escolar, promovendo o protagonismo estudantil.
Para fortalecer o desenvolvimento das áreas do conhecimento, sugerido pelas Matrizes Curriculares, vamos realizar a construção de trabalhos de Iniciação Científica para todos os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, que serão apresentados na Mostra de Iniciação Científica do Colégio Marista São Francisco, que acontecerá no dia 10 de julho.
A Educação Infantil e Anos Iniciais também vão participar da Mostra, que terá sua apresentação no dia 17 de julho para estes níveis de ensino. Para a Educação Infantil, as atividades serão referentes as investigações do cotidiano, e para os Anos Iniciais, serão temáticas propostas pelos professores.
Para que todas as áreas do conhecimento sejam contempladas com os referidos trabalhos de pesquisa, os anos do Ensino Fundamental e Médio organizam-se pela seguinte divisão:
6º ano: Área das Ciências da Natureza;
7º ano: Área das Ciências Humanas;
8º ano: Área das Linguagens;
9º ano: Área das Ciências da Natureza;
Turma 211: Área das Linguagens;
Turma 212: Área das Ciências Humanas;
Turma 221: Área da Matemática;
Turma 222: Área das Ciências da Natureza;
3º ano do Ensino Médio: os grupos poderão escolher a área para realizar a pesquisa.
As pesquisas e relatórios serão realizadas pelos estudantes individualmente ou em grupos de até quatro integrantes, todos da mesma turma. Os grupos serão mediados pelos professores, e a plataforma utilizada será o Microsoft Teams.
É importante salientar, que em todo o processo de Iniciação Científica, os estudantes contam com a orientação e o apoio de um professor designado para seu grupo, chamado de professor orientador.
Confira o que dizem nossos educadores
Segundo nossa vice-diretora Izabel Pereira, a Iniciação Científica em nosso Colégio e em toda a Rede Marista, tem como objetivo fomentar e fortalecer o trabalho de investigação científica nas quatro áreas do conhecimento, fazendo com que nossos estudantes tenham contato com as Ciências Humanas, as Linguagens, as Ciências da Natureza e a Matemática, formando-os como jovens pesquisadores investigativos. “Além disso, propicia os primeiros contatos com a metodologia científica, com orientações sobre coleta e apresentação de dados; escrita de relatórios e artigos científicos e organização das referências bibliográficas".
Como grande desafio para 2021, Izabel destaca que é manter o nível das produções e apresentações dos trabalhos, mesmo que em formato online. “Com certeza, com o auxílio da tecnologia, que neste momento está tão presente em nosso dia-a-dia, teremos ótimas discussões com temas atuais e com muita relevância social", afirma.
A coordenadora pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Juliana Manczak acredita que a Mostra de Iniciação Científica possibilita aos estudantes um contato aprofundado com a pesquisa científica em diferentes áreas do conhecimento. “Nossa Mostra possibilita aos nossos estudantes o prazer da experiência e da experimentação científica, colocando em evidência a autonomia e tornando-os protagonistas no seu processo de aprendizagem", destaca.
Ainda, a coordenadora ressalta a importância da equipe no processo de adequação do formato da Mostra. “Readequar o formato presencial ao formato remoto ou de bimodalidade é um desafio, mas temos certeza do grande êxito que teremos nesse evento uma vez que nosso grupo de professores, nossa equipe de tecnologias e nossos estudantes são muito capazes e sempre se superam".
A coordenadora pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Raquel Cunha destaca que a Mostra de Iniciação Científica é um momento que o Colégio partilha com a comunidade escolar o cotidiano e o processo de construção de conhecimento a partir da pesquisa, o protagonismo dos estudantes frente às estratégias e encaminhamentos, bem como a potência das metodologias de aprendizagem. “Nos dias atuais é a oportunidade de evidenciar o quanto os estudantes são autores neste percurso junto com os professores", ressalta. Ainda, ela afirma que um desafio para a Mostra seja legitimar a autoria dos estudantes, em espaços que permitam sua narrativa de aprendizagem para além de uma descrição de algo feito, mas que traga os caminhos e possibilidades investigativas na área explorada. “Com os estudantes da educação infantil e Anos Iniciais teremos que buscar um formato que garanta a autoria e interação das crianças com os participantes em geral".
A monitora do Laboratório de Ciências Márcia Xavier destaca que a iniciação científica proporciona um processo de aprender e ensinar, sendo uma troca de conhecimentos entre os estudantes no início da pesquisa, com professores orientadores com uma grande bagagem de conhecimento. “A pesquisa constrói pessoas criativas, investigadoras e críticas, com objetivo de compreender, perceber e buscar mudanças, se necessário, nas relações entre as pessoas e o meio em que vivem", analisa. Nesse sentido, segundo Márcia, “a Mostra de Iniciação Científica do Colégio Marista São Francisco é a culminância do caminho percorrido pelos estudantes nas suas pesquisas, em que na realidade o mais importante para nós educadores é a percepção da evolução durante o processo e andamento do estudo, percebendo o crescimento de cada um dentro do seu nível e de suas capacidades e singularidades", destaca.
Sobre o desafio da Mostra estar em formato remoto em 2021, Márcia destaca: “O convívio, a empatia, o carinho, a percepção das dificuldades dos estudantes para apontar caminhos se torna um pouco mais complexo na forma remota, mas por isso precisamos estar atentos e melhorar a cada dia no que diz respeito ao uso das ferramentas que as tecnologias nos proporcionam, para que, mesmo distantes, nos sintamos juntos e unidos por um objetivo que é o conhecimento", finaliza.
Confira as datas e orientações no Guia de Iniciação Científica.