Treze estudantes são classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências

20/08/2021
Preparação para o futuro
Jovens participarão da próxima fase no dia três de setembro, desta vez respondendo questões discursivas

​             Realizada nos dias cinco e seis deste mês de agosto, a primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) foi uma oportunidade para nossos estudantes dos 6º, 7º, 8º e 9º ano e do Ensino Médio mostrarem todos os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas de Biologia, Física, História e Química, além de saberes no campo da Astronomia. Treze alunos classificaram-se para a próxima fase da olimpíada, que acontece no dia três de setembro. Nesta segunda etapa, a prova também será online e contará com dez questões discursivas que deverão ser respondidas em até duas horas.

A Olimpíada Nacional de Ciências é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI). Este é o sexto ano consecutivo que o evento acontece e alunos de mais de 1.400 cidades brasileiras estão inscritos. O objetivo da iniciativa é estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, aproximar as instituições de ensino, além de identificar estudantes talentosos.

De acordo com a professora de biologia Giselle Xavier Perazzo, o incentivo à participação é feito a todos nossos estudantes, especialmente àqueles que se identificam mais com as disciplinas abordadas na olimpíada. O resultado veio logo na primeira fase. “O desempenho dos estudantes foi surpreendente, mostrando uma ótima capacidade deles em organizar o conhecimento geral que possuem na área. Fiquei muito orgulhosa! ", comemora ela.

Para Arthur Teixeira Praia, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, participar da olimpíada foi um desafio. “Foi um teste para o estudo de um ano todo. Sei que na segunda fase o desafio aumenta, o conteúdo é mais complexo, mas já estou me preparando", conta.

​            A ONC encerra com a segunda fase. Haverá uma premiação nacional com cerimônia marcada para o dia 27 de outubro. Os ganhadores receberão medalhas divididas três categorias: ouro, prata, bronze, além de certificados de menção honrosa aos estudantes que acertarem pelo menos 50% das questões da 2ª fase da ONC 2021.

Confira abaixo a lista dos alunos classificados:

6º ano do Ensino Fundamental
Derek Ludegards dos Santos Caressato