A tradicional Festa Junina Marista (FEJUMA) do Colégio Marista São Francisco inicia nesta sexta (18/6). A Associação de Pais e Mestres do Colégio Marista São Francisco (Apamesfra) promove, desde a sua fundação, em 12 de setembro de 1963, em parceria com a Direção do Colégio e demais segmentos, a realização de eventos sociais, esportivos, assistenciais e recreativos. Entre eles, possui a contribuição com a festa junina do Colégio.
Em decorrência do novo cenário, a Fejuma deste ano, ocorrerá em três formatos: presencial, on-line e solidária. De forma presencial aos estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais podem ir caracterizados e aproveitar as músicas típicas no Colégio, estes momentos serão intercalados em grupos diferentes, nesta sexta (18/6) e na próxima sexta (25/6), em razão dos cuidados de distanciamento. E os anos Finais e Ensino Médio receberão após o período de provas em 30/6, um kit junino com comidas típicas de festas juninas.
A Fejuma também ocorrerá em formato virtual com transmissão ao vivo pelo Instagram do Colégio neste sábado (19/6). A atração contará com programação voltada para a culinária, dança e cultura típica das Festas de São João.
Ainda será promovido um momento solidário, dedicado a ação social, onde na tarde de sábado serão preparados e doados cachorros-quentes para o Lar da Criança Raio Luz e para a Comunidade Terapêutica Vida Nova.
A abertura da Fejuma on-line será às 9h, deste sábado, iniciando com acolhida conduzida pelo diretor da escola Irmão Jader Henz e apresentado pela professora de Ensino Religioso Escolar, Lisete Corrêa Dameda e professor de Geografia Thiago Soler.
Na sequência, a gastronomia será apresentada pelas colaboradoras Márcia Xavier e Narda Laurino com receitas de bolo de fubá e quentão sem álcool. Das 10h às 10h45 o professor Matheus Balbueno, a bibliotecária Sheila Barros e monitora Camila Rocha, contam a história da Festa Junina.
Às 11h terá início a apresentação de Dança Típica do Colégio Marista Natal com as danças populares do Nordeste como o xaxado, baião e suíte armorial. O encerramento da Fejuma está previsto para às 11h45.
Em 2020, apesar da Fejuma ter sido cancelada, a Apamesfra manteve sua participação solidária com a doação de máscaras, luvas e aventais para o Hospital da Santa Casa do Rio Grande. Em ação conjunta do Tecnopuc e Colégio Marista São Francisco, foram doados protetores faciais Face Shields desenvolvidos pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) que tiveram a marca simbólica da entrega de número 10 mil.
Neste ano, a programação virtual poderá ser acompanhada pela comunidade através das redes sociais do Colégio Marista São Francisco.