Educação Infantil recebe composteiras

23/03/2022
Nosso jeito de educar
A composteira recebrá o lixo orgânico que é gerado após o lanche das crianças

No Marista São Francisco, somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes.  Acreditamos que o aprendizado é um processo aberto e dinâmico que não acontece somente no espaço da sala de aula. É preciso oportunizar condições favoráveis e agradáveis no intuito de contemplar a educação do ser humano, na sua integralidade.

Pensando em despertar a consciência ambiental, desde muito cedo, iniciamos com as crianças da Educação Infantil o processo de destinação dos resíduos orgânicos, material gerado após o lanche consumido por elas. Para isso, contamos com o apoio do Projeto Raiz que foi responsável por realizar uma formação inicial com as professoras da Educação Infantil e, após, com as turmas.

Formação continuada para educadores

Ao longo do ano, os professores participam de momentos formativos e vivenciais voltados para a parte pedagógica. A formação especifica, que mostra todo o processo de reciclagem do lixo orgânico, foi essencial para que as professoras possam desenvolver, junto às crianças, momentos de escuta e ações relacionadas ao meio ambiente.

IMG_7667 editada.jpg

Oficina com as crianças

As crianças são o presente e o futuro do nosso planeta, nada melhor do que criar a consciência e responsabilidade ambiental, desde cedo. Sendo assim, a partir de uma oficina sobre resíduos, as crianças puderam compreender o que é lixo reciclável e orgânico e, muito mais que isso, como podemos destinar de forma correta.

Durante a oficina, conheceram alternativas para destinar os resíduos orgânicos, utilizando como ferramenta uma composteira, que fará parte da rotina escolar. A partir de agora, os estudantes depositarão alguns resíduos do lanche, na composteira. Além disso, aprenderam como se dá o processo de compostagem, ou seja, como as minhocas são importantes para que o lixo orgânico se transforme em adubo sólido e biofertilizante líquido.

IMG_7671.JPG

Incentivo à alimentação saudável

Todo esse processo incentiva à alimentação saudável das crianças, uma vez que elas compreendem que só é possível alimentar e cuidar das minhocas a partir do descarte das cascas de frutas, verduras, ovos, entre outros alimentos.

Composteiras na escola

Cada nível da Educação Infantil recebeu um composteira, que ficará disponível para receber os resíduos, não somente do lanche das crianças, mas também dos educadores. Ao final do primeiro processo de compostagem, será retirado todo o adubo produzido, ao longo de dois meses, e será utilizado no plantio dentro da escola.

IMG_7751.JPG

A implantação das composteiras é uma ação que faz parte do Projeto Ecológico. De acordo com o coordenador do projeto, Leonardo Estima, “nos colocamos em sintonia com o Papa Francisco, que nos provoca a dar passos concretos no cuidado com a nossa Casa Comum. Unindo intencionalidades pedagógicas e pastorais, as composteiras vão fazer parte do cotidiano das crianças", conclui.

“Tendo em vista que o ser humano também é uma criatura deste mundo, que tem direito a viver e ser feliz e, além disso, possui uma dignidade especial, não podemos deixar de considerar os efeitos da degradação ambiental, do modelo atual de desenvolvimento e da cultura do descarte sobre a vida das pessoas. " Papa Francisco, Encíclica Laudato Si'