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Iniciação Científica, formação no presente construindo o futuro

10/07/2021
Iniciação Científica
Estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio apresentaram suas pesquisas desenvolvidas para a Mostra Cientíica

​​​​Neste sábado, 10/7, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio apresentaram seus trabalhos na Mostra de Iniciação Científica on-line (MIC).

Foram possibilitadas muitas experiências para o aprendizado e conhecimento de nossos estudantes e suas famílias que também acompanharam a Mostra através dos links disponibilizados no cronograma.

A educação Marista busca destacar o potencial de cada um e a pesquisa é uma oportunidade de desenvolver habilidades, permitindo a aproximação dos estudantes em áreas que mais gostam. 

O trabalho na Iniciação Científica foi acompanhado por educadores que orientaram as atividades. Os estudantes realizaram a pesquisa e apresentaram o relatório – em um projeto produzido individualmente ou em grupo de até quatro integrantes da mesma turma. A proposta pedagógica contou com mediadores que possuem vivências acadêmicas nas Universidades, oferecendo contribuições e relatando suas percepções sobre as atividades desenvolvidas e apresentadas. 

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Diante deste novo cenário, a execução da Mostra Científica foi adaptada, sem perder o seu propósito de reforçar a importância da ciência para os avanços na formação de nossas crianças, adolescentes e jovens. A apresentação ocorreu na plataforma Microsoft Teams, conduzida pelo professor orientador.

Os professores iniciaram a MIC com uma mensagem proferida pelo Papa Francisco no encontro nacional de cientistas, intitulado “A Ciência pela Paz”, em que o pontífice destaca a relevância da pesquisa científica para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.

O diretor Irmão Jader Henz ressaltou “A pesquisa é um dos grandes pilares da Universidade, e ter essa experiência desde a educação escolar faz a diferença na vida de cada um.” 

Apesar do momento sensível, a aproximação com a tecnologia e a condução das atividades de forma síncrona, permitiu o despertar de interesses sobre a ciência, evidenciando as potencialidades dos estudantes, um dos diferenciais do Marista São Francisco.

Os estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio tiveram seus trabalhos amparados pelas Matrizes Curriculares da Educação Básica Marista, ressaltando o protagonismo estudantil. 

Em 17 de julho, a Educação Infantil atuará com a temática de investigação do cotidiano e os Anos Iniciais, na mesma data, participarão da Mostra com temas indicados pelos professores. 

Na apresentação deste sábado, a professora de Biologia, Cláudia Garim, falou sobre a oportunidade da MIC em fomentar e fortalecer a investigação científica, formando nossos jovens pesquisadores e investigativos, a partir de uma vivência acadêmica, preparando-os para o futuro.

As estudantes, Júlia Braum e a Laryssa Sosa do 6º Ano do Ensino Fundamental apresentaram o trabalho orientado pela professora Giselle Perazzo sob o título “A pressão atmosférica”. Júlia explicou, “Um planeta onde a atmosfera precisa ser estudada, a gente precisa fazer essa experiência. Nos esforçamos para que as pessoas entendessem a experiência que quisemos passar”.

O estudante Valentim Crizel do 6º Ano do Ensino Fundamental demonstrou a experiência com vulcão. Valentim explicou que buscou temas ainda não desenvolvidos pelos colegas para apresentar na MIC e esse assunto o interessou.

A estudante do 7º Ano, Carolina Tramontina, apresentou: “Os desafios dos estudantes das escolas públicas em tempos de pandemia” e contou como foi realizar a pesquisa: “Eu gostei do trabalho porque pude conhecer como os estudantes e professores se sentem na pandemia.”

Os estudantes foram instigados a pensar a ciência refletindo situações do cotidiano.

A estudante do 8º Ano do Ensino Fundamental, Steffany Monteiro, falou sobre “Escola do futuro: novas formas de aprender a explorar a informação”, e a professora Fernanda Funchal refletiu “a articulação em pensar como está sendo a escola, e como será, é muito relevante para pensarmos para onde vamos e para onde estamos indo.”

A estudante do 3º Ano do Ensino Médio, Luana Prestes, falou sobre Musicoterapia resgatando aspectos históricos desde quando a terapia com música passou a ser considerada disciplina e destacando a melhora na qualidade de vida das pessoas que recorrem a esse método. “A música não é banal e pode ajudar inclusive em tratamentos para dores”, explicitou. 

O mediador Felipe Trentin parabenizou os estudantes e falou sobre a importância da atividade: 

 “Os trabalhos estão muito sólidos, parabéns pelas pesquisas, ficaram sensacionais. O que se faz a mostra é a estrutura que utilizo nos trabalhos da faculdade e para publicar artigos científicos. Foi fantástico como vocês fizeram. Estão no caminho certo, parabéns pelas pesquisas. Vocês trouxeram assuntos que às vezes estão invisíveis, inquietações pertinentes e é fundamental articular essas demandas de pesquisa.”

O professor Ticiano Pedroso ressaltou a importância da mostra para a preparação dos estudantes nas próximas etapas da vida escolar “amadurecer e chegar na Universidade sabendo estruturar um trabalho, entendendo o que é um objeto de pesquisa, faz toda a diferença. E aprender a incentivar e valorizar o trabalho de todos é essencial”.

As estudantes do 1º Ano do Ensino Médio, Beatriz do Nascimento e Marina Carvalho falaram sobre as influências das realidades socioculturais dos jovens no enfrentamento da pandemia da covid-19. A mediadora Valentina Pinheiro, observou:  “É incrível ver os pesquisadores que vocês estão se tornando. A tecnologia pode ser utilizada para ter noção dos espaços que estamos falando, vocês fizeram um trabalho excelente e de contextualização maravilhosa.”

O professor Thiago Soler ainda considerou: “O mais importante não são as respostas, mas sim as perguntas que podemos fazer em cada pesquisa”.

A educação Marista valoriza o presente concedendo autonomia, construindo caminhos e preparando nossos estudantes para o futuro.