Investigação e experimentação sobre as plantas

25/09/2020
Educação
Qual a importância das plantas? Com esta pergunta, nossos estudantes foram instigados a conhecerem um pouco mais

Qual a importância das plantas? Com esta pergunta, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental foram instigados a conhecerem um pouco mais sobre as características das plantas, bem como a sua importância na nossa vida e no meio ambiente.

Dentro da proposta e a partir da contação de história “João e o pé de feijão”, os estudantes realizaram uma experiência de germinação de dois feijões, um exposto à luz solar e regado e o outro guardado em um armário ou em uma caixa de sapato e que não foi regado. No encontro on-line, os estudantes compartilharam as hipóteses sobre o que aconteceria e passaram a acompanhar, observar e registrar o processo de germinação.

Passados 20 dias do início da experiência, a professora Márcia Xavier, responsável pelo Laboratório de Ciências, conversou com os estudantes sobre as conclusões que eles chegaram a respeito das necessidades das plantas e de suas características enquanto seres vivos. Foi a partir do interesse demonstrado pelas crianças que a discussão foi ampliada, relacionando as plantas com a temática da alimentação saudável e, assim, foram convidados a montarem um sanduíche em que tivesse parte das plantas como: alface, tomate, pepino, milho, beterraba entre outras. Além disso, pesquisaram sobre a importância desses alimentos no nosso dia a dia.

Para as professoras do 2° ano do Ensino Fundamental, Eliziane Gaubert e Bruna Cipolatti, a escola tem um papel fundamental de trazer, por meio de suas propostas de atividades, mudanças de hábitos, postura e conscientização relacionadas à temática do dia a dia dos estudantes.

Pensando em tornar os encontros online mais produtivos, divertidos e que aproximem os estudantes das vivências que teriam na escola, as professoras propõem atividades que propiciem novas experiências e a gamificação tem sido uma metodologia utilizada nos encontros virtuais, onde é possível ampliar o conhecimento através de jogos encontrados na internet ou até mesmo criados pelas professoras. Utilizando a temática das plantas, foi usada a plataforma "Wordwall" onde foi criada uma combinação entre palavras e conceitos sejam das partes das plantas ou de curiosidades sobre elas.

Na sequência dos encontros, os estudantes trouxeram novas contribuições e descobertas o que sinalizou novas possibilidades de intervenção e qualificação do trabalho, ampliando este tema para assuntos que venham ao encontro do interesse e da curiosidade deles. “Estes são alguns desdobramentos que são possíveis quando os estudantes protagonizam o caminho metodológico do qual os conteúdos e nós educadoras não somos o centro do processo, mas mediadoras e ferramentas de aprendizagens”, destacam as professoras Eliziane e Bruna.