A iniciação científica faz parte do cotidiano escolar do Marista São Francisco, incentivamos a busca pela compreensão do mundo. Este movimento, leva os estudantes a fazerem novas descobertas, estimulando suas percepções para o aprendizado.
Com o objetivo de experienciar e compartilhar as descobertas dos nossos estudantes, realizamos neste sábado, 17/7, a Mostra de Iniciação Científica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, no formato online. O momento foi repleto de experiências, hipóteses, descobertas e partilhas das pesquisas que foram desenvolvidas a partir de uma temática norteadora.
Na Educação Infantil e nas turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, os estudantes realizaram experiências com materiais que foram disponibilizados previamente para a Mostra. Foram convidados a experienciarem e questionarem as possibilidades e as hipóteses dos experimentos.
No Nível 1 com o experimento da Luva Maluca, foi possível demostrar a existência do ar e que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Se a água entra na garrafa ela empurra o ar para a luva, se a água sai o ar ocupa o lugar da água. Com esta experiência, as crianças começam a compreender as leis físicas de forma intuitiva.
Lava Efervescente foi o experimento do Nível 2, onde misturaram água, óleo de cozinha, corante e pastilha de sonrisal dentro de uma garrafa. Puderam observar a reação química, na qual é liberada gás carbônico. Sendo o gás menos denso que a água e o óleo, ele vai subindo em direção a abertura do recipiente e levando consigo algumas bolhas de água. Quando chega no topo, o gás sai e a água volta a descer para o fundo, por ser mais densa que o óleo.
No Nível 3, as crianças fizeram um vulcão entrar em erupção usando argila, garrafa, corante bicarbonato de sódio, vinagre e pastilha de sonrisal. No experimento visualizaram a reação química que libera gás carbônico, fazendo com que se formem bolhas que sobem e extravasam a boca do vulcão.
Como as plantas bebem água? Foi com este questionamento que os estudantes do 1° ano realizaram a experiência e compartilharam os resultados. Em um recipiente com água, corante e uma flor foi possível observar que as plantas bebem água, pois absorveram as cores do corante.
Já no 2° ano, o experimento foi o Magnetismo e a Arte. Usando uma tela, tinta, imã e um clips, os estudantes fizeram uma arte abstrata, em um lado da tela a tinta e o clips e em outro o imã sendo movimentado e criando o desenho.
Nas turmas do 3°, 4° e 5° ano, os estudantes aprofundaram seus conhecimentos através da pesquisa, socializando com os colegas suas descobertas perante o tema disparador.
No 3° ano, os estudantes pesquisaram a história da nossa cidade pelo olhar de cada um, produziram maquetes que ilustravam todos os detalhes da pesquisa. Já no 4° ano, a pesquisa foi concentrada nas misturas de diferentes materiais o que possibilitou um amplo conhecimento. Nas turmas do 5° ano, os estudantes aprofundaram os conhecimentos sobre a temática das propriedades da matéria.
A Mostra de Iniciação Científica tem o objetivo de formar estudantes críticos, capazes de identificar e resolver problemas utilizando metodologia científica. A Mostra é destinada à investigação, à experimentação e à troca de saberes. Além disso, promove a expansão do pensamento crítico, a reflexão e a criatividade dos estudantes a partir da formulação de questionamentos, da argumentação e do aprofundamento de informações e da coleta de dados.