Mostra Marista de Arte expõe as diferentes faces da arte brasileira

14/09/2021
Cultura
Com o tema “A brasilidade através da arte”, estudantes produziram esculturas, pinturas e poesias

​​​​​​​

A arte é uma forma de potencializar a criatividade e desenvolver o pensamento. Aliando o propósito de contribuir para a formação integral de nossos estudantes, uma programação completa foi desenvolvida durante a Mostra Marista de Arte, com o intuito de aproximar as crianças e os jovens de variadas formas de manifestações artísticas.

Os trabalhos, que estiveram expostos nos corredores e pátio do colégio durante toda mostra, foram produzidos ao longo do último trimestre. Nossos estudantes na modalidade remota elaboraram suas peças em casa, mas também tiveram a oportunidade de expô-las na escola. Além disso, poesias, pinturas e desenhos - muitos feitos de forma digital, inclusive - produzidos durante a pandemia, ainda que não feitos especialmente para a mostra, fizeram parte da exposição. “É a forma que encontramos de mostrar e prestigiar tantos talentos que temos aqui na escola", explica a professora de Artes Kelly Oliveira.

O evento artístico desenvolvido em nossa escola está alinhado com a Mostra Marista de Arte realizada anualmente pela Rede Marista. Neste ano, de 9 a 12 de novembro, ela também fará memória ao que foi produzido nas diferentes linguagens da arte nos desafiadores anos de 2020 e 2021, pois a premissa da mostra é a de dar  relevância  às  produções  artísticas  individuais  e  coletivas  já  produzidas  pelos estudantes em seus  espaços  de  aprendizagem.

​As produções artísticas

Em nossa mostra de arte local, as crianças da Educação Infantil conheceram artistas brasileiros como Sebastião Salgado, Ivan Cruz e Tarsila do Amaral, e suas características de trabalho. Dessa forma, tiveram vivências de fotografia e modelagem de argila, de forma que foi possível a ampliação do repertório dos pequenos sobre a arte. Os anos iniciais retrataram, a partir de suas criações, aspectos como a brasilidade indígena, os biomas brasileiros, a inspiração do cubismo e a arte dos vitrais. Segundo a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais, Raquel Cunha, “a importância desse momento é justamente pela potência de aprendizagens que emergem da arte, o ato criativo, aprender a contemplar, apreciar uma obra, expressar-se a partir das mesmas".

Com o objetivo de fazê-los observar as possibilidades de criação com diversos materiais, os jovens do 6º ano foram desafiados a construir esculturas com itens recicláveis. Já os estudantes do 7º ano fizeram, através da fotografia, releituras de obras de arte consagradas. Assim, mostraram um novo olhar sobre aquilo que já conheciam, utilizando objetos do cotidiano para reconstruir essas obras. Máscaras cubistas elaboradas pelos jovens do 8º ano trouxeram uma nova leitura sobre a representação do corpo e das formas.

Considerando o patrimônio histórico de nossa cidade como parte integrante das obras de arte do município, os estudantes do 9º ano homenagearam o hospital Santa Casa do Rio Grande e os profissionais que nele trabalham ou trabalharam, criando ilustrações do prédio com palavras e imagens de gratidão e reflexão. As peças lembraram, também, a atual situação de pandemia, além da crise econômica vivenciada. Essas obras ficarão expostas nas dependências do complexo hospitalar para que pacientes e acompanhantes possam conhecê-las.

No Ensino Médio, nossos estudantes foram convidados a retratar lugares sagrados para eles a partir de poesias visuais. As diferentes técnicas de expressão artística experimentadas pelas nossas crianças e jovens deu origem a obras muito criativas. “A participação dos estudantes foi maravilhosa. Através da arte, eles se sentiram vistos e ouvidos. Por ser muito reveladora, a arte mostra o que eles trazem dentro de si, e permite que eles compartilhem os sentimentos entre eles, se enxergando uns nos outros", conta a professora Kelly.

A Mostra Marista de Arte contou, ainda, com a apresentação musical dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio durante o recreio. Para a coordenadora pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, Juliana Manczak, o evento é mais uma oportunidade de possibilitar vivências que celebrem o colégio como ambiente de expressão e validação da arte.  “Entendemos que nosso fazer pedagógico está alicerçado em formar sujeitos críticos e questionadores do mundo. Pensar a arte à luz da tradição Marista, embasados em nossos valores institucionais é a melhor forma de externar o nosso jeito de aprender e educar ", reforça.