No dia 5/11, mais de 500 estudantes dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista estiveram reunidos virtualmente para a Mostra Marista de Iniciação Científica. Voltado para alunos do 6º ano EF ao Ensino Médio, o evento tem o objetivo de propor momentos de partilhas de aprendizagens sobre Investigação Científica, promovendo espaços para a apresentação de trabalhos científicos produzidos pelos alunos. Além de contribuir para a formação de estudantes, potencializar a pesquisa e o uso de metodologias científicas nas quatro áreas do conhecimento – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias –, a Mostra também oportuniza trocas entre estudante e educador orientador.
A Mostra Marista de Iniciação Científica é promovida desde 2016, e tradicionalmente ocorre na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Devido à pandemia de Covid-19, a edição deste ano foi realizada via plataforma Teams, com os trabalhos sendo apresentados em salas de videoconferência. Estudantes, orientadores e mediadores também tiveram acesso a um canal online que reuniu todas as informações relativas ao encontro, como submissão dos trabalhos, materiais de apoio e cronograma. Para Patrícia Saldanha, supervisora de bibliotecas dos Colégios da Rede Marista e integrante da comissão organizadora do evento, a experiência foi muito rica. “Obviamente as atividades presenciais constituem dinâmicas diferentes, mas a participação dos estudantes e professores, bem como as sistematizações das apresentações, foram muito efetivas", conta.
A importância da iniciação científica
O incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de habilidades importantes para as atividades acadêmicas é uma das premissas do nosso jeito de educar. Desde cedo, os estudantes são motivados a visualizar a teoria na prática, preparando-se para o universo acadêmico através da participação em eventos e publicações de trabalho. Os projetos promovem a expansão do pensamento crítico, a reflexão e a criatividade dos alunos a partir da formulação de questionamentos, coleta de dados, argumentação e do aprofundamento de informações.
A Mostra Marista de Iniciação Científica é a consolidação dessa prática. O evento viabiliza projetos e pesquisas que já ocorrem nas unidades, materializando o olhar da nossa instituição para a iniciação científica na Educação Básica. “Outro ponto que destaco é a nossa potência enquanto Rede, pois propormos espaços de trocas e partilhas que permitem que estudantes e educadores conheçam diferentes experiências, contextos e realidades", pontua Patrícia.
Confira as pesquisas dos nossos estudantes que foram destaques na Mostra Marista de Iniciação Científica:
Área: Linguagens e suas Tecnologias |
Título: A arte e a cultura na ditadura militar |
1º ano do Ensino Médio
|
Estudantes: |
Ana Carolina Avila de Oliveira
|
Arthur Schwab Veiras |
Renata Pereira Lamenza
|
Orientadora: Cláudia Magalhães
|
Área: Matemática e suas Tecnologias
|
Título: A Educação Financeira e sua importância para o consumo consciente |
2º ano do Ensino Médio |
Estudantes: |
Breno Touguinha Bauer
|
Júlia Carvalho Madono
|
Laís Leão Teixeira
|
Orientadora: Thiago Pouzada
|
Área: Ciências da natureza e suas tecnologias
|
Título: Hipótese de Gaia: análise teórica e aplicação efetiva no cotidiano popular |
2º ano do Ensino Médio |
Estudante: |
Eduardo Silveira San Martins |
Orientadora: Cláudia Almeida |
Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias
|
Título: Os impactos do novo coronavírus nas finanças dos clubes brasileiros |
3º ano do Ensino Médio |
Estudantes: |
Gabriel Griebler |
Sérgio Satt Neto
|
Victor Figueiredo |
Orientadora: Cláudia Ferreira Garim |
Área: Ciências da natureza e suas Tecnologias |
Título: Os tupiniquins que andaram no gelo |
9º ano do Ensino Fundamental |
Estudantes: |
Arthur Teixeira Praia |
Cauã de Azevedo Moraes |
Guilherme de Souza Thormann |
Lucas Cravo Castro |
Orientadora: Eliana Jaime de Menezes |
Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias |
Título: Saúde mental e o impacto psicossocial na pandemia da Covid-19 |
3º ano do Ensino Médio |
Estudantes: |
Amanda de Oliveira Macedo |
Carolina Bager Freire |
Júlia Medeiros Goldenberg |
Larissa Ávila Branco |
Orientador: Mateus Balbueno |