Navegar para Cima

Notícias

Novas salas de aula

23/01/2019
Inovação
O formato das salas e o mobiliário favorecem a flexibilidade, a criatividade e a conectividade.

​Desde 2016, o Marista São Francisco vem realizando intervenções em sua estrutura, buscando proporcionar espaços cada vez mais favoráveis ao aprendizado, priorizando as salas de aula. Tais melhorias fazem parte do Planejamento Estratégico (2016-2022), integrando o projeto Plano Diretor, que busca reestruturar os espaços físicos, a fim de melhorar os serviços prestados à comunidade educativa.

Durante esse período, alguns projetos foram finalizados. Em 2017, foram construídas 4 salas de aula para o Ensino Médio. Já em 2018, foram reformuladas as salas de aula do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Além disso, nesse mesmo ano, foi inaugurada a Cantina Santa Clara.

Em 2019, o ano letivo iniciará com todas as salas de aula novas e exclusivas para o Ensino Médio. O Ensino Fundamental continuará o processo de reformulação, que até 2021 terá todos os espaços readequados. Para este ano, 2º ano e 6º ano do EF contarão com salas novas. O primeiro ano do Ensino Fundamental ocupará, também, salas de aula reformuladas e exclusivas, conforme proposta pedagógica.

Ensino Médio com 8 salas novas

Seguindo o padrão do Ensino Médio Marista, as 4 novas salas de aula terão os mesmos recursos alinhados às diretrizes de ambientes da rede marista. O formato das salas e o mobiliário favorecem a flexibilidade, a criatividade e a conectividade, pensados para incentivar práticas coletivas e estimular o processo de aprendizagem.

Os espaços contêm mobiliário moderno, composto por mesas com rodízio, que facilitam a mobilidade, e cadeiras que seguem um padrão ergométrico, proporcionando mais conforto e bem-estar aos estudantes.

A utilização do sistema Apple TV disponibiliza a cada educador um iPad, possibilitando o uso de aplicativos dos componentes curriculares para promover atividades e explorar as funcionalidades do Sistema Marista de Educação.

As paredes, revestidas com películas próprias para a escrita, possibilitam ao professor explorar todos os espaços das salas, facilitando a interação de estudantes e educadores com os conteúdos. O professor torna-se um mediador para a construção colaborativa, flexível e articulada dos conhecimentos.

As salas também possuem dois projetores, que possibilitam aos estudantes desenvolverem atividades em grupo, além de divisórias móveis que permitem a ampliação dos espaços e a união das turmas em um mesmo ambiente.

 

Salas de aula do 1º ano do Ensino Fundamental

As novas salas de aula, destinadas às turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, foram projetadas para possibilitar o aprendizado interativo, apropriadas para a transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Alinhado com o processo de alfabetização dos estudantes, o novo mobiliário é próprio para as crianças, favorecendo o processo de aprendizagem durante o desenvolvimento dos projetos pedagógicos.

A nova configuração das salas do 1º ano apresenta um espaço amplo de circulação - as mesas são projetadas para o trabalho em grupo, 4 a 6 crianças, fugindo do modelo convencional de trabalhos individuais com classes enfileiradas. A circulação e cooperação são incentivada​s no processo de aprendizagem.​

Acolher e educar com qualidade

Atualizar os ambientes educativos é reflexo da visão sobre educação, que contempla aspectos inovadores e formação integral, conectando a tradição de uma educação evangelizadora ao compromisso de inovação constante. Os investimentos em novos conceitos de espaçotempos vão ao encontro dos apelos contemporâneos das infâncias e das juventudes, valorizando os ambientes como parte essencial do processo de ensino-aprendizagem.