Olimpíada Brasileira de Robótica: estudantes do Ensino Médio são aprovados para etapa nacional

09/09/2021
Segunda fase ocorre de 11 a 15 de outubro

A Robótica Educacional é um dos diferenciais do Marista São Francisco e integra uma série de iniciativas que inserem a tecnologia no cotidiano escolar. Os projetos elaborados na área são um processo de construção coletiva entre estudantes e educadores, tendo por ponto de partida a busca de ideias novas e criativas para solucionar situações-problema.

E foi em algumas destas situações que nossos estudantes do Ensino Médio puderam mostrar seu raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe, na modalidade prática virtual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Eles participaram da etapa regional da OBR, que foi realizada totalmente online. Vinte e três escolas do Rio Grande do Sul disputaram vagas na etapa nacional, e uma dessas vagas foi conquistada pelos nossos jovens.

Sobre a prova

A prova consistiu em um simulador com desafios a serem cumpridos no menor tempo possível, dentro do limite de 5 minutos. Através de uma ferramenta de programação, os estudantes programaram comandos para um robô online, que deveria cumprir todos os trechos, tais como subir rampas, seguir uma linha com curvas acentuadas e suaves, passar por redutores de velocidade e simular o resgate de vítimas em um ambiente de desastre hostil.

Para Rômulo Tavares Maciel, estudante do Ensino Médio e participante da olimpíada, o desafio dentro da programação se dá principalmente pela complexidade de utilizar robôs pré-definidos e envolver essa programação dentro das normas da olímpiada. “O principal obstáculo foi ultrapassar todas as situações-problema trabalhando com um robô que não podia ser modificado em sua programação. Foi um desafio importante por termos que nos adequar a essa situação", explica. Para isso, nossos jovens utilizaram todo o tempo disponível para a competição: quatro horas e meia.

Rodrigo Vieira, monitor de tecnologias educacionais conta que a prova “foi um desafio intenso, pois imprevistos acontecem, ainda mais em se tratando de programação". A fase nacional da OBR vai ocorrer de 11 a 15 de outubro e já gera expectativa. “Será mais uma vez uma emoção. Como eu digo para eles, só em representarmos o colégio Marista em uma etapa nacional de uma olimpíada de robótica já é uma vitória. Mas, sim, eles irão com tudo para próxima etapa para melhorar o próprio desempenho que tiveram", conta Rodrigo.

As atividades de robótica desenvolvidas em nossa escola desenvolvem o senso crítico e a autonomia, o que impacta significativamente no cotidiano de nossos estudantes. “A robótica trabalha a resolução de problemas para os quais nem sempre temos todas as ferramentas para solucionar, e isso se assemelha muito às situações da vida real", completa Rômulo.​