Plataformas digitais complementam a aprendizagem

04/05/2021
Inovação
As plataformas digitais são recursos inovadores que auxiliem no desenvolvimento das competências e habilidades de nossos estudantes.

As tecnologias educacionais fazem parte do cotidiano de ensino-aprendizagem do Colégio Marista São Francisco, seja presencial ou remoto. Ao conectarmos recursos físicos e digitais, expandimos as possibilidades de aprendizagem e potencializamos a construção do conhecimento.

Buscando recursos inovadores que auxiliem no desenvolvimento das competências e habilidades de nossos estudantes, plataformas online de aprendizagem foram implantadas no cotidiano escolar dos estudantes. Entre os recursos usados estão: Elefante Letrado, Matific e Árvore de Livros.

Elefante Letrado

A Plataforma de leitura Elefante Letrado é uma ferramenta de apoio à leitura para os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Cada estudante recebe um login de acesso, podendo ampliar seu repertório leitor em qualquer tempo. Na plataforma está reunido um acervo de mais de 100 títulos, previamente homologado pela equipe pedagógica da escola.

Estudantes e professores têm à disposição uma plataforma pedagógica exclusiva, capaz de desenvolver o hábito de leitura de forma divertida e inovadora nas crianças; as professoras conseguem acompanhar o desempenho das turmas em tempo real.

Elefante Letrado.jpeg

Matific

Aliado do professor no ensino da matemática, o Matific é uma plataforma digital de matemática que reúne atividades práticas, lúdicas e interativas. Potencializa o aprendizado dos estudantes das turmas de 4° e 5° ano do Ensino Fundamental estimulando-os a solucionar problemas de forma autônoma, desenvolvendo o raciocínio lógico, a experimentação e a descoberta. Com essa plataforma gamificada, os professores acessam os relatórios e acompanham o desenvolvimento dos estudantes ao longo do processo. Através desses relatórios, conseguem mapear as dificuldades de cada estudante e planejar as atividades de forma customizada.

Matific.png

Árvore Livros

É uma Plataforma de leitura digital em que os estudantes do 3° ano do Ensino Médio possuem acesso a um vasto acervo literário, no qual realizam leituras tanto vinculadas aos conteúdos/propostas dos educadores em sala de aula, como em outros momentos fora da escola. Nossos estudantes do Ensino Médio, além de contarem com materiais de estudo exclusivos e ações preparatórias para vestibulares e Enem, podem acompanhar as leituras obrigatórias através da plataforma. O ambiente gamificado torna a leitura ainda mais divertida, o estudante pode acessar os títulos do computador, tablet, notebook ou smartphone.

WhatsApp Image 2021-05-03 at 20.19.58 (3).jpeg

As plataformas interativas de leitura fomentam o hábito pela leitura, a compreensão leitora, desenvolvem a escrita e aumentam o repertório literário dos estudantes. Já a plataforma de matemática é uma ferramenta que desenvolve nos estudantes o pensamento crítico e estratégico, estimulando a autodescoberta e permitindo que se envolvam em situações concretas, levando-os a analisar e resolver o problema proposto no jogo. Além disso, todo o conteúdo das plataformas online está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).