Posse dos líderes de turma

25/03/2022
Liderança
Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio tomam posse como líderes de turma

No Marista São Francisco, acreditamos que o diálogo é uma ferramenta primordial para construção de ambientes saudáveis, onde todos sejam ouvidos e sintam-se representados. Todos os anos, os estudantes, do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, elegem líderes de turma, que têm a missão de acolher os interesses dos colegas e ser ponte, juntamente com os professores conselheiros, entre sala de aula e equipe diretiva.

Os líderes de turma formam o Conselho de Líderes Maristas – CLIMA, que busca garantir a autonomia dos estudantes como elemento vital para uma verdadeira democratização da escola, estimulando o protagonismo juvenil e efetivando uma gestão escolar compartilhada. Além dos líderes, vice-líderes e professores conselheiros, compõem o Conselho a Direção e a Orientação Educacional.

O Serviço de Orientação Educacional – SOE, realiza momentos com as turmas, incentivando a participação dos estudantes nesse processo de escolha das lideranças. A primeira ação se dá com a sensibilização do CLIMA, momento em que os alunos compreendem o que um é ser um líder de turma e após decidem quais chapas concorrerão a liderança.

Com as chapas formadas, os candidatos realizam a campanha eleitoral apresentando, aos colegas, suas propostas. No dia da eleição, todos participam da votação, que é individual e secreta. Após a apuração dos votos, é feita a divulgação da chapa vencedora. É durante a cerimônia de posse, dos líderes e vice-líderes, que o compromisso é firmado por todos os 50 estudantes eleitos.

Entre os compromissos assumidos está o cumprimento da Filosofia Marista, dos princípios educativos de São Marcelino Champagnat, além de conduzir a liderança com base na compreensão, na amizade, no respeito e na colaboração entre colegas, educadores, direção e demais colaboradores da comunidade escolar.