Navegar para Cima

Notícias

Primeiras Palavras

04/12/2018
Educação
Nossos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental lançaram o livro com sessão de autógrafos e a presença das famílias

A partir da criação e imaginação, é possível mergulhar em um mundo novo da escrita. Nossos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental foram os autores do livro “Primeiras Palavras", lançado nesta semana com sessão de autógrafos dos estudantes e a presença das famílias, que estiveram no Marista São Francisco prestigiando o momento. O livro é composto por histórias dos estudantes das três turmas, repletas de sonhos, artes e alegria. 

Desde 2003, nossos estudantes realizam o projeto, que marca o início de uma linda trajetória pelo universo da leitura e escrita destas crianças, com as narrativas que, mediante suas experiências, ampliam repertório e habilidades linguísticas.  Este projeto reúne as histórias individuais que cada estudante constrói ao decorrer do ano, respeitando o processo de alfabetização. 

Dentro de sala de aula, eles foram desafiados e instigados, de forma lúdica e significativa, a mergulhar no mundo letrado, buscando tecer relação com as palavras, com o que elas têm a dizer. A compreensão e entendimento empoderam o uso, a exploração e a atuação no mundo de forma autoral, proporcionando as crianças partilharem suas histórias. 

Segundo a coordenadora pedagógica, Raquel Cruz, o projeto dá asas à imaginação, transporta para o papel as aventuras e a sutileza dos mais diversos personagens, os quais marcam o início de uma linda trajetória pelo universo da leitura e escrita. “A autoria é legitimada a cada enredo, a cada narrativa que através da pluralidade da infância nos possibilita embarcar em diferentes histórias, imaginar cenários e conhecer o processo criativo de cada autor”, conta Raquel. ​

​Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, sensibilidade e a imaginação, e desta forma, amplia o seu repertório cultural. A literatura se faz importante no processo de alfabetização, pelo desenvolvimento das competências e habilidades de leitura e escrita, sendo importante instrumento motivador. Aprender por inteiro nos completa! ​​