No 1º ano do Ensino Fundamental, os nossos estudantes passam por um ciclo muito importante da vida escolar: a alfabetização. É durante esse período, através de diversas atividades, que nossas crianças começam a desbravar o mundo das letras, tornando-se protagonistas do mundo da escrita e da leitura.
Enfrentamos, atualmente, um cenário que nos impõe diversos desafios e adaptações, mas que também nos permite usar a criatividade e trabalhar de diferentes maneiras as práticas de sala de aula. Nos últimos meses, as professoras alfabetizadoras do Marista São Francisco reinventaram a escola e as formas de ensinar para alcançar, mesmo que a distância, as crianças e garantir o estímulo necessário para o processo inicial da alfabetização.
A professora alfabetizadora Caroline Pereira destaca que “alfabetizar em tempos de isolamento social tem sido um desafio muito grande, ainda mais por se tratar de um processo tão particular de cada criança, que requer presença e muito estímulo".
Para a professora Janaina Gonçalves, a alfabetização é uma das etapas mais importantes e significativas do processo de aprendizagem. “Ela é um processo encantador, diariamente recheado de descobertas, conquistas e desafios. É um processo que vai muito além do ler e escrever. É nele que conseguimos expressar de diversas formas como percebemos o mundo, de maneira que cada palavra tenha um significado especial para cada um de nós".
Já a professora Tatiane Malta reforça que “a alfabetização é um processo de ensino aprendizagem e neste momento atípico que estamos passando surgiram novos desafios, que a cada dia estão sendo superados com a utilização de novas ferramentas interativas que vêm sendo complementado com o apoio primordial das famílias".
Encontro virtual: a cada semana uma nova descoberta
Pensando nas diferentes realidades que poderiam apresentar-se dentro da casa de cada criança, as professoras foram construindo a proposta de trabalho dia a dia com muita tranquilidade, mantendo um diálogo aberto com as famílias que, hoje, mais do que nunca, ajudam a conduzir as atividades dentro de suas casas.
Foi necessário trocar o material usual de sala de aula e se aventurar no mundo das tecnologias. Hoje, PowerPoint, vídeos, links, jogos online, aplicativos e animações ajudam a complementar o trabalho desenvolvido nos encontros virtuais. O fazer docente foi reinventado, tendo como norte a interação e as aprendizagens das crianças, que diariamente nos trazem a sua potência no aprender.
Diante desta nova dinâmica buscamos garantir uma rotina de estudos que contemplasse as diversas experiências e descobertas a respeito da alfabetização, bem como das diferentes áreas do conhecimento. Assim, nos preocupamos em proporcionar atividades leves, lúdicas e significativas, respeitando as particularidades que este momento traz para as crianças como para as famílias. Iniciamos de maneira gradual, sempre com muito cuidado e cautela pensando nas crianças, destaca a professora Caroline.
Para proporcionar aos estudantes algumas rotinas e particularidades específicas do 1º ano do Ensino Fundamental, as professoras realizaram atividades que fazem parte do cotidiano escolar das crianças, mas em uma versão diferente como o Arraiá Virtual, aula de culinária e a tão esperada entrega do primeiro caderno de linhas, na Festa das Cores.
Festa das Cores: Entrega do primeiro caderno de linhas
Com força de vontade, empatia, trabalho em conjunto e muito amor, professoras e estudantes foram adaptando-se a esta nova realidade. “Muito nos alegra e enche de orgulho observar ao longo deste período o desenvolvimento e as conquistas de cada criança", finaliza a professora Caroline Pereira.