A educação evangelizadora é um dos diferenciais de nosso colégio. Nossas crianças e jovens são incentivados a refletir sobre seu papel no mundo por meio de momentos de formação em que aprofundam temas como a vivência de valores e as relações humanas.
Ao longo do ano, o Serviço de Pastoral Escolar juntamente com os Serviços de Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica, realiza encontros com as turmas de todos os níveis escolares. Com abordagem própria para cada um deles, as atividades são planejadas contemplando todo o percurso escolar. A proposta é que os estudantes tenham momentos que enfoquem todos os valores Maristas. As formações estão dentro do Programa Pastoral de Formação Humano-Cristã que, além das formações com as turmas, proporciona outras abordagens com o mesmo intuito.
Nas atividades desenvolvidas este ano, os estudantes da educação infantil acompanharam o nascimento e crescimento de pintinhos. O valor da presença também foi trabalhado a partir da parábola da ovelha perdida. Utilizando-se essa história, os pequenos aprenderam a cuidar uns dos outros e refletiram sobre a importância de todos no grupo e a valorização das diferenças.
Nestas abordagens, nossos estudantes aprendem e são convidados à solidariedade. No Ensino Fundamental, as crianças do 2º ano produziram bolos e cartões com mensagens de carinho que foram entregues a pessoas em situação de rua de nossa cidade. A atividade foi uma forma dos pequenos partilharem dons pessoais, sendo sinal de esperança no mundo.
Até hoje, São Marcelino Champagnat inspira nossas ações e orienta a vivência escolar por meio de seus valores. A espiritualidade e o amor ao trabalho realizado com disposição e espírito cooperativo também foram pontos desenvolvidos durante as formações a partir do plantio e cultivo de sementes e da espera por seus frutos. Da mesma forma, o trabalho e o tempo para a realização de cada coisa foram abordados com os estudantes dos Anos Iniciais durante a formação sobre a criação de hábitos de estudos.
Valores como a audácia e o amor pela família também fazem parte dos encontros. “São momentos que percebemos bastante interesse e participação dos estudantes. As atividades são vivenciais e práticas, o que facilita o envolvimento. Podemos perceber o reflexo destes momentos quando, a partir das formações, temos um maior envolvimento dos estudantes em outras atividades, aumento do interesse nas propostas da escola e até mesmo relatos de melhora nas relações familiares", comenta Leonardo Estima, coordenador do Serviço de Pastoral Escolar.
Preocupado em contribuir para que os jovens tenham um projeto de vida elaborado a partir do autoconhecimento, nosso colégio orienta e auxilia os estudantes dos Anos Finais a criarem seus caminhos durante as formações humano-cristãs. Este trabalho tem continuidade no Ensino Médio, quando são estimulados a compreender que a adolescência é período para escolher e arriscar, sem perder de vista que a liberdade é dom de Deus. Os estudantes são incentivados, ainda, a assumir suas primeiras decisões, tomando a vida com as próprias mãos e construindo seus projetos de vida.