Projeto Cartas de Luz: estudantes escrevem mensagens para idosos

29/12/2020
Solidariedade
Estudantes do 6º e 7º ano escreveram mais de cem cartas e destinaram aos moradores do Asylo Morada das Flores

​Por meio de um trabalho interdisciplinar, os professores dos componentes curriculares de Filosofia e Ensino Religioso, do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental, idealizaram o projeto Cartas de Luz. Com o intuito de colocar em prática os valores humanos que são tão importantes para ambas as disciplinas, os professores levantaram a seguinte questão: Como podemos demonstrar aos estudantes que nossos valores maristas não ficam restritos ao ambiente escolar, pelo contrário, como podemos usá-los nestes tempos de pandemia?

Pensando neste contexto de pandemia, nas pessoas que mais sofrem com o distanciamento social e com os problemas que a COVID-19 pode causar, os professores perceberam que o público mais vulnerável são os idosos. Além disso, os que residem em asilos estão longe de suas famílias; sendo assim, só têm uns aos outros e aos funcionários. Desta forma, seria o público ideal para receber as cartinhas nesta época em que as famílias se reúnem para as festas de final de ano.

A proposta de escrever cartas para os idosos foi levada para as aulas virtuais e os estudantes do 6° e 7° anos abraçaram a ideia e, em uma semana, redigiram mais de 100 cartas que foram destinadas aos moradores do Asylo Morada das Flores, em Rio Grande. No Marista São Francisco, projetos e ações de solidariedade fazem parte do cotidiano escolar dos nossos estudantes; com isso, o projeto Cartas de Luz foi uma forma de, neste momento atípico, perpetuar e reforçar os valores maristas.

Cartaz de Luz entrega (2).jpg

A professora de Ensino Religioso, Neusa Hood, fala da importância em oportunizar aos estudantes a vivência do amor ao próximo em uma ação concreta durante a pandemia. “Ao escrever a cartinha, os estudantes, juntamente com suas famílias, puderam, mesmo que distantes, oportunizar alegria aos idosos tornando o Natal nosso lar de luz.

Para o professor de Filosofia, Ângelo Zarnort, “uma das principais dificuldades ao trabalhar filosofia é mostrar que está presente no nosso dia a dia, e apesar de que nossos filósofos mais importantes estão lá no passado, todos eles têm coisas importantes a nos dizer. Encerrar o ano com o projeto Cartas de Luz é como colocar uma cereja no bolo, tudo aquilo que aprendemos ao longo do ano em filosofia, foi colocado em prática. A simplicidade, a empatia, a generosidade e a reflexão que tanto Sócrates quando Tomás de Aquino ou Isaac Newton pregavam em suas jornadas de vida, utilizamos neste final de ano para deixar o Natal dos nossos queridos idosos mais feliz. Acredito que esse projeto cumpriu seu propósito, colocar em prática os valores filosóficos e religiosos do jeito Marista de ser".