Projeto Transição: prontos para embarcar em um novo ciclo

28/09/2021
Projetos
Com a temática relacionada à viagem os estudantes vivenciam momentos que auxiliam na gradativa adaptação à nova estapa escolar.

A todo o momento, vivenciamos novas experiências, passamos por diferentes fases e, em cada uma delas, cumprimos etapas que marcam períodos importantes em nossas vidas. Na trajetória escolar, algumas transições são muito esperadas pelas crianças e famílias, gerando expectativas, dúvidas e hipóteses de como será o novo, esse desconhecido que logo será desbravado pelos estudantes. Quando estamos prestes a viver novas experiências, é preciso falar sobre o que se aproxima e conhecer um pouco do que nos espera logo ali, no próximo ano escolar.

No Marista São Francisco, o Projeto Transição tem como objetivo proporcionar às crianças do último nível da Educação Infantil, bem como aos estudantes do 5º e 9º ano do     Ensino Fundamental, atividades integradoras com seu respectivo ano de transição, com temáticas que envolvam as turmas de forma que lhes tranquilizem sobre as mudanças que encontrarão. O novo ganha sentido e passa a ser motivo de expectativa, com tranquilidade e desejo por esse crescimento natural na caminhada escolar.

Neste ano, o projeto ganhou vida com a temática relacionada à viagem. O Serviço de Orientação Educacional, juntamente com a Coordenação Pedagógica, proporcionou aos estudantes viajarem sem sair da escola. Cada momento foi pensado para que os alunos estivessem imersos nesta transição de ciclo, tornando o processo mais tranquilo e motivador.​

Transição da Educação Infantil para o 1º ano Ensino Fundamental

A passagem das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é uma transição que envolve um ritual de crescimento e transformação na convivência com o grupo, e de ingresso em outro modo de viver a escola. Com a proposta de tornar esta transição uma viagem incrível, os estudantes do Nível 3 receberam uma passagem com destino ao 1° ano do Ensino Fundamental.

IMG_2979.JPG

A cada semana, os estudantes foram recebendo alguns materiais, que instigavam a curiosidade pela viagem de trem. As professoras do 1º ano enviaram cartas aos alunos, com enigmas sobre a viagem.

Carta.jpeg

Além disso, houve um momento de caça ao tesouro, com pistas relacionadas aos materiais que utilizarão no próximo ano. Após encontrar todas as pistas, localizaram uma mala que continha figuras de trem com letras do alfabeto. A missão seguinte era pesquisar e fazer um desenho relacionado a letra escolhida.

Mala.jpeg

No dia da viagem, os estudantes foram convidados a embarcarem no trem Expresso Marista, com destino à Estação 1° ano, onde foram recepcionados pelas professoras que os acompanharão no próximo ano. O momento foi dedicado a conhecer o universo da alfabetização e cada estudante comentou sobre as letras e os desenhos escolhidos.

IMG_3518.JPG

Os estudantes ainda passarão por outras estações como: a reunião de pais, aula de primeiro ano, conhecer o processo de produção do Livro Primeiras Palavras finalizando com a missa de encerramento de ciclo.

Transição do 5° para o 6° ano

É na primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. Nesse mote, as ações de transição do 5º para o 6º ano têm o objetivo de promover experiências e interações com o propósito de motivar os alunos para novos desafios.

Os alunos do 5º ano foram convidados a embarcarem em uma viagem de avião, pela Companhia Marista de Linhas Aéreas. Com as passagens aéreas em mãos, rotas foram estabelecidas com destino ao 6° ano do Ensino Fundamental. ​

IMG_3184.JPG

Em breve, os estudantes farão mais uma escala que proporcionará muitas vivências, diálogos e proximidades com o novo ciclo. Haverá momentos de diálogos com as coordenações e estudantes que já passaram pela transição, reunião de pais e missa de encerramento.

Conclusão do 9º ano: a entrada no Novo Ensino Médio

A transição dos Anos Finais para o Ensino Médio simboliza um momento de grandes transformações na vida dos jovens. No próximo ano, eles iniciarão uma nova fase em um Novo Ensino Médio, o qual objetiva fortalecer ainda mais a formação integral e o desenvolvimento de seus projetos de vida.

Para marcar o início desta transição, os estudantes do 9° ano embarcaram em uma missão espacial. Ao decolarem em nosso foguete, viraram tripulantes do lançamento do Novo Ensino Médio Marista, contemplando todas as oportunidades presentes nos novos itinerários.

IMG_2933.JPG

Uma viagem bem planejada requer conhecer bem o destino, organizar o que levar na mala e, principalmente, ir em busca de conhecimentos que nos deixem aptos para enfrentar novos desafios.

Prontos para viajar? Nós estamos! Acompanhem-nos, pois nossos estudantes participarão de mais momentos de descobertas e aprendizagens sobre os novos ciclos.

Projeto Transição Viagens 2021!