No dia 20 de setembro comemoramos o Dia do Gaúcho. A data recorda o dia em que teve início a Revolução Farroupilha, uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul.
Durante a Semana Farroupilha estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais participaram da programação especial onde vivenciaram, nos encontros virtuais, a cultura e as tradições gaúchas.
Na programação da Educação Infantil foi possível acampar e dançar as tradicionais músicas gauchescas no fandango promovida pelas professoras. Além disso, as crianças receberam convidados tradicionalistas que contaram um pouco mais sobre a história e curiosidades do nosso Estado.
O domador de cavalos, William Radman falou sobre os cuidados que devemos ter ao encilhar os cavalos. Os estudantes Pedro e Bibiana também compartilharam suas vivências no Centro de Tradições Gaúchas – CTG.
Estudantes contaram suas vivências no CTG
Nos encontros virtuais dos Anos Iniciais, os estudantes participaram da Roda de Chimarrão, do Grenal Gaudério, do Fandango, dançaram a chula, apresentaram trabalhos inspirados nas obras de Romero Britto com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul e conheceram a lenda da erva-mate.
As atividades proporcionaram a integração e a diversão entre estudantes e professoras, mas muito mais do que divertir, as atividades aprofundaram os conhecimentos sobre o Rio Grande do Sul. Para contribuir com o conteúdo estudado pelos estudantes do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, o prefeito do município de Dom Pedrito, Mário Augusto Gonçalves, gravou um vídeo contando a história da cidade e explicou porque ela é tão importante na história da Revolução Farroupilha.
Confira a história nos vídeos abaixo.
Além da participação dos estudantes, educadores e convidados que vestiram suas pilchas, as famílias também prestigiaram esse momento de muito conhecimento sobre a história e as tradições do Rio Grande do Sul.