A experiência como catalisadora de aprendizagem na Educação Infantil foi o tema abordado na 6° edição do Seminário da Educação Infantil, do Colégio Marista São Francisco. Neste ano, em formato de webinar, recebemos as palestrantes convidadas Loide Trois e Bibiana Oliveira, da Gerência Educacional da Rede Marista, para falarem sobre as experiências das crianças na Educação infantil.
A partir de imagens do nosso cotidiano escolar, Loide e Bibiana explanaram sobre o conceito de infância, espaço de escuta, saberes e sensibilidade. A cada imagem apresentada era possível destacar os detalhes da manifestação da infância e suas singularidades, os repertórios relacionados aos contextos e espaços que as crianças interagem.
Sobre o processo de escuta, Loide Trois destacou a importância da escuta como ferramenta e como um exercício que vai costurando a forma dos educadores de fazerem escolhas, de planejar, organizar e de se constituírem docentes, pesquisadores e gestores. “Esse lugar de escutar as crianças como uma forma de promover a possibilidade de significação, simbolização, representação e imaginação. Escutar as crianças é se colocar no lugar de interrogação, de dúvida e de inquietação".
Bibiana evidenciou a escuta como um fio condutor de experiências, que garantem o cumprimento dos direitos de aprendizagem das crianças contidos na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, destacando os atos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Analisando as imagens apresentadas na webinar, Bibiana destacou que o conviver das crianças é possível, mesmo mantendo o distanciamento necessário devido aos protocolos de segurança contra a covid-19. O brincar com materiais não estruturados, frutos da imaginação, que podem representar as experiências das crianças. O participar ativamente junto a outras crianças e adultos, dialogando ou questionando em momentos de assembleia na sala de aula ou na contação de uma história em outros ambientes, como ao ar livre, por exemplo. O explorar no sentido de investigar e de pesquisar além da sala de aula. O expressar com a potência da representação gráfica, os detalhes nos traços. O conhecer-se construindo a sua identidade pessoal, tentando desenhar a sua própria imagem.
Para que todo esse processo possa acontecer é importante ter uma atitude acolhedora de preparar bem os ambientes, os tempos, os materiais, os móveis e os objetos. Quanto mais forem pensados em função das experiências e da autonomia das crianças, mais fazem surgir situações interessantes, construindo relações que permitam com que as crianças se sintam bem, em contextos que possibilitem aos adultos perceber a riqueza da vida infantil e também seus efeitos na construção dos conhecimentos, salientou Bibiana.
O Seminário da Educação Infantil tem o objetivo de integrar as escolas de Educação Infantil de Rio Grande, por meio de encontros que abordam aspectos relacionados ao ensino na educação infantil. Devido à pandemia do novo coronavírus, desde 2020 o encontro vem ocorrendo de forma online, em formato de webinar, possibilitando que mais educadores da nossa cidade, de outros municípios, estados e da Rede Marista participem do momento de formação.