A proposta da Sequência Didática de Matemática, desenvolvida com as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, teve como objetivo potencializar a alfabetização matemática, oportunizando que os estudantes construam conhecimento de forma significativa e vivencial.
A Linguagem Matemática é muito mais do que números, ela diz respeito à vida, pois se configura no cotidiano de crianças e adultos. Pensando nisso, as professoras promoveram atividades que percorreram o sistema monetário como um todo e, dentre elas, uma saída de estudos ao Supermercado Guanabara, do Praça Shopping Rio Grande, com o propósito de conhecer e aprofundar o sistema monetário brasileiro, observando a forma de organização de um supermercado e seus produtos.
Observar, comparar, relacionar, descrever, representar, classificar, são algumas das habilidades que se desenvolvem no processo de alfabetização matemática. Após aprofundar os conhecimentos relacionados à matemática, as turmas socializaram suas aprendizagens através de produções que exploraram a organização comercial atual e a diversidade da produção de bens e serviços. O percurso de descobertas dos estudantes foi exposto na Mostra de Iniciação Científica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais que ocorreu no último sábado, 2/9.