A Sequência Didática de Ciências Humanas desenvolvida com os estudantes do 4º ano EF traz a pergunta “Onde foram parar os índios que estavam aqui? ". A partir desse questionamento surgiram outras perguntas, como por exemplo, como os índios se localizavam quando eles saíam da aldeia e ingressavam na mata para caçar.
Para alinhar o conhecimento relacionado à Geografia, os estudantes receberam a visita de um piloto da Marinha do Brasil. Na roda de conversa, esclareceram as dúvidas sobre cartografia e localização, aprenderam como podem se localizar na terra, no mar e no ar. A atividade fez um comparativo de como o povo indígena se orientava quando era necessário sair de sua aldeia, ingressar na mata para suas práticas de caça, pesca, rituais ou até mesmo se deslocarem a outra tribo ou aldeia.

Em sala de aula, os estudantes pesquisaram sobre as comunidades indígenas que podemos encontrar no Rio Grande do Sul. Além disso, conheceram os tipos de instrumentos musicais, brincadeiras e a arte indígena. Para ampliar o conhecimento sobre o assunto, os estudantes receberam a visita de duas indígenas que falaram sobre as diferentes culturas de seus povos, costumes, comidas típicas, idioma e o artesanato produzido por eles.
Para finalizar o tema da Sequência Didática, os estudantes produzirão um texto coletivo sobre a história dos povos indígenas, além de uma exposição dos trabalhos artísticos produzidos durante o período de pesquisa.