A proposta marista está alicerçada na formação integral do sujeito, ou seja, busca desenvolver a excelência acadêmica aliada aos valores humano-cristãos. Esses são os dois pilares da nossa pedagogia. Para isso, o saber é construído em uma metodologia curricular ativa, com projetos interdisciplinares e as sequências didáticas.
O que é a Sequência Didática (SD)?
Trata-se de uma metodologia em que o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades. Ou seja, partem de um tema e têm a pesquisa como método, apresentando um produto final.
Dessa forma, os estudantes participam, ativamente, do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.
No primeiro semestre, em cada nível de ensino, diferentes temas foram abordados nas sequências didáticas. Confira os estudos realizados pelos estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio em cada área do conhecimento.
Área de Ciências Humanas | |
6º ano | Tema: Deuses e simbologia egípcia Problema: Qual a influência religiosa e cultural no cotidiano egípcio? Produto final: Os estudantes trabalharam em placas de argila, escreveram os próprios nomes em hieróglifos egípcios. |
7º ano | Tema: A formação das cidades em diferentes culturas ao longo do tempo Problema: Como a cultura de uma população influência nas características de uma cidade? Produto Final: Os estudantes localizaram em sua cidade elementos artísticos na paisagem urbana, sejam eles, monumentos oficiais ou intervenções informais realizadas em muros, paredes, pontos de ônibus, etc. Após realizaram descrição do que foi identificado na cidade. |
8º ano | Tema: Direitos Humanos no cotidiano das pessoas Problema: Qual a influência dos Direitos Humanos na sociedade em geral? É uma herança desde a Revolução Francesa? Produto final: De posse do documento “Declaração dos Direitos do Homem e dos Cidadãos", os estudantes separados em grupos escreveram um artigo da Declaração, à sua escolha, que posteriormente ficou exposto pelos ambientes da escola. |
9º ano | Tema: Os efeitos das Guerras Mundiais na humanidade Problema: A ciência seria uma linguagem universal capaz de acabar com as Guerras? Produto final: Após assistirem o filme “O menino do pijama listrado", os estudantes, responderam um roteiro de leitura orientada sobre o filme e criaram um final alternativo para o filme, respeitando o contexto histórico, geopolítico e situações plausíveis. |
2º ano EM | Tema: Colonização Problema: De que forma a colonização impacta as organizações sociais sob diferentes perspectivas? Produto final: Os estudantes produziram pequenos vídeos criativos sobre o conceito de colonização e seus impactos na organização das sociedades sob as diferentes perspectivas propostas pelos componentes curriculares por meio das questões orientadoras. |
3º ano EM | Tema: A culpa é do sistema. Capitalismo, globalização e auto exploração do sujeito Problema: A globalização e o capitalismo são os responsáveis diretos pelos problemas do mundo que vivemos? Produto Final: Os estudantes produziram um vídeo contemplando as questões orientadoras e a situação-problema. |
Área de Linguagens | |
6º ano | Tema: Semana de Arte Moderna Marista Problema: Como reportar uma exposição artística no contexto escolar? Produto Final: Após a visitação à Biblioteca Rio Grandense, a proposta da sequência teve por objetivo convidar os estudantes a desenvolverem habilidades envolvendo a produção de um texto jornalístico sobre a exposição de arte escolar que foi produzida durante as aulas de Linguagens. |
7º ano | Tema: Mulheres que inspiram Problema: Como transpor a um comentário escrito falas compartilhadas numa roda de conversa? Produto Final: Em uma roda de conversa, com a temática Mulheres que inspiram, em que contamos com a presença de mulheres relevantes em diversas áreas e contextos sociais, os estudantes produziram uma escrita seguindo os elementos textuais típicos de um comentário, a partir das falas compartilhadas na roda de conversa. |
8º ano | Tema: A Construção de discurso oral: Podcast Problema: Como comunicar-se com um extenso grupo de pessoas através da linguagem contemporânea produzida em um podcast? Produto Final: Os estudantes visitaram a Rádio Oceano para melhor compreensão de como funciona um espaço de rádio, lugar de inspiração ao formato do podcast. Os estudantes criaram um podcast, incluindo nome, logo e informações autorais e foram orientados sobre as temáticas desenvolvidas por cada grupo. |
9º ano | Tema: Campanha de conscientização: convencer o indivíduo em prol da coletividade Problema: Como convencer à ação através de uma campanha de conscientização? Produto Final: A sequência didática fez um convite aos estudantes para a reflexão sobre a linguagem construída no formato de uma campanha de conscientização através de fôlderes. |
2º ano EM | Tema: Editorial: construindo posicionamentos Problema: Como expressar a opinião dentro de um editorial? Produto Final: A sequência didática exercitou a capacidade dos estudantes em se posicionar através de um editorial. |
3º ano EM | Tema: Carta aberta Problema: Como posicionar-se de forma crítica em uma carta aberta? Produto Final: A sequência didática exercitou a capacidade dos estudantes em reivindicar uma pauta, seja ela individual ou coletiva, através de uma carta aberta. |
Área de Matemática | |
6º ano | Tema: Divisibilidade Problema: Que relações podemos estabelecer entre multiplicação e divisão? Produto final: Considerando que a partir do momento em que conseguimos explicar algo, é porque de fato sabemos, os estudantes escolheram uma parte do conteúdo trabalhado e explicaram para a turma. |
7º ano | Tema: O conjunto dos Números Inteiros Problema: Existem regras específicas para realizar cálculos com números inteiros? Produto final: Os estudantes elaboraram, em grupos, um jogo da memória, com 20 pares de fichas, sendo compostas por uma operação com números inteiros e sua respectiva resposta. Após a confecção, os grupos trocaram os jogos entre si, praticando através dessa atividade o conteúdo desenvolvido na sequência didática. |
8º ano | Tema: A percepção da geometria nos diferentes lugares Problema: Que figuras geométricas você consegue observar e identificar ao seu redor? Produto final: Os estudantes escolherem uma música e com ela fizeram uma paródia com a explicação dos conceitos aprendidos dentro da sequência didática. |
9º ano | Tema: Interpretação de gráficos Problema: Como representar e interpretar uma pesquisa num gráfico? Produto final: Os estudantes pesquisaram sobre representação gráfica e responderam as seguintes perguntas: Quais são os tipos de gráficos? O que é a fonte de um gráfico? Quais informações podemos tirar dos gráficos apresentados? Por que os telejornais utilizam gráficos? O resultado de uma pesquisa, interfere no cotidiano? |
2º ano EM | Tema: Música, Matrizes e as Funções Trigonométricas Problema: É possível relacionar as funções trigonométricas e as matrizes no contexto musical? Produto final: Os estudantes escolheram uma ou mais músicas e criaram um material, explicando detalhadamente de que forma elas se relacionam com o estudo das funções trigonométricas periódicas. No material apresentado constava a letra da música ou as suas partituras, armazenadas em formato matricial. |
3º ano EM | Tema: A construção histórica dos conceitos de Probabilidade e dos Números Complexos Problema: De que forma é possível perceber o avanço das descobertas matemáticas envolvendo Probabilidade e Números Complexos? Produto final: Os estudantes criaram uma linha do tempo detalhada explorando as principais contribuições na descoberta e fundamentação do estudo dos Números Complexos e de Probabilidade, passando pelos nomes dos Matemáticos envolvidos e suas trajetórias dentro do assunto. |
Área de Ciências da Natureza | |
6º ano | Tema: Planeta Terra por dentro e por fora Problema: Qual a constituição do planeta Terra? Produto final: Os estudantes elaboraram um relatório de pesquisa, com base na observação do terrário, inter-relacionando os conceitos abordados em aula com os fenômenos observados no terrário. |
7º ano | Tema: Compreendendo o corpo humano como um sistema integrado a partir dos efeitos da infecção por COVID-19 Problema: Entender o corpo humano como um sistema integrado, estudando as reações às doenças infecciosas e discutindo a responsabilidade dos cidadãos e governos na proteção da saúde humana. Produto final: Os estudantes elaboraram modelos físicos do corpo humano, cada grupo desenhou a silhueta de um dos colegas e representaram as estruturas internas do corpo humano. Os estudantes explicaram os efeitos da COVID utilizando seus modelos. |
8º ano | Tema: Mudanças climáticas: as grandes extinções e a geração de energia Problema: Ouro negro: vilão ou mocinho? Produto final: Os estudantes apresentaram um relatório com base na pesquisa e nas aulas, inter-relacionando os conceitos abordados em aula. |
9º ano | Tema: Os sentidos e a acessibilidade Problema: Para aquelas pessoas que não possuem o sentido da visão, como entender o que é a matéria? Produto final: Os estudantes construíram uma maquete de um modelo atômico e uma ficha de informações sobre o modelo. Após a compreensão dos conceitos da luz visível e do entendimento do funcionamento da visão humana os alunos produziram modelos atômicos que possam ser utilizados para auxiliar nos estudos de pessoas com deficiência visual. |
2º ano EM | Tema: Ciências em conexão Problema: Como potencializar o estudo da Ciências da Natureza, de forma descontraída e interativa, observando as conexões e compreensões entre os componentes curriculares? Produto final: Cada grupo de estudantes construiu um jogo criativo que apresentou o contexto da situação problema, seja de tabuleiro, de cartas, de perguntas e respostas, e etc. Essa prática de aprendizagem representou uma forma interativa, diferenciada e cooperativa de trabalho. |
3º ano EM | Tema: Meio ambiente e energia Problema: Seria possível a construção de uma usina termonuclear na cidade do Rio Grande? Produto final: Para que o estudante saiba relacionar os fenômenos físicos, químicos e biológicos com fatos do cotidiano, compreendendo as interações com o ambiente e os organismos, os benefícios e malefícios da aplicação de qualquer fonte de energia, limitações, questões éticas e alterações provocadas por esses fatos, os alunos realizaram um estudo de caso sobre a possível construção de uma usina termonuclear na nossa cidade. O produto dessa problematização foi a elaboração de um vídeo com todos os conceitos, prós e contras dessa implementação. |
Em razão da nova arquitetura curricular do Novo Ensino Médio, as sequências didáticas receberam uma adaptação nas turmas do primeiro ano. As atividades interdisciplinares, desenvolvidas dentro dos Núcleos de Aprofundamento, permitem a continuidade da investigação dentro das quatro áreas do conhecimento, assim como acontece nas sequências didáticas.
A Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, Juliana Manczak, ressalta que “as Sequências Didáticas são ferramentas pedagógicas muito potentes, que contemplam nossos propósitos de formação integral, pois têm como ponto de partida os conhecimentos prévios dos estudantes e os conteúdos relacionados com os seus interesses cotidianos.
Por meio de metodologias de ensino- aprendizagem interativas e dinâmicas, que promovem o desenvolvimento das mais variadas competências e habilidades, os professores juntamente com os estudantes mapeiam situações do dia a dia, investigam soluções, aplicam conceitos, e concretizam aprendizados através da apresentação de seus produtos finais.
Tendo seguido esse processo, consegue-se cumprir o grande propósito de uma sequência didática: ampliar os repertórios dos nossos estudantes nas quatro áreas do conhecimento e, assim, aperfeiçoar os seus desempenhos individuais de aprendizagem, possibilitando que se posicionem e se estabeleçam como cidadãos críticos e atuantes na nossa sociedade".